Quatro dicas para escritores é o que trazemos hoje. Certamente uma delas poderá ajudá-lo na tarefa de escrever, ler ou pesquisar. Para isso, mencionamos um aplicativo e 3 sites. Vamos conhecê-los?
Primeira dica: FALADOR
Esta dica eu considero uma das melhores. Sabe quando você quer ler algum texto no computador, mas, ao mesmo tempo, precisa fazer outra coisa? Isso é chato pra burro, não é mesmo? Se ao menos tivesse alguém que pudesse ler para você, enquanto estivesse ocupado com a outra atividade… Heureca! Existe esse “alguém”!
Trata-se de um software que lê textos. CALMA! Não é daqueles que leem com voz de robô! Estou falando de um software que você pode baixar nesse site, gratuitamente; após baixar, instale-o em seu notebook ou desktop e pronto. Ao utilizá-lo, copie o texto que desejar ouvir, clique no menu “falar” e, em seguida, escolha a opção “da área de transferência”. Ele iniciará a leitura de tudo o que você copiou. O programa tem voz e dicção muito boas e dá a devida ênfase para cada pontuação.
Gosto muito de usá-lo também, sempre que escrevo um novo texto. Após escrever, faço-o ler e fico ouvindo atentamente, para ver se há algum tipo de problema no texto. Tenho certeza que vocês também gostarão muito desta dica.
Segunda dica: Dicionários online de Sinônimos e Antônimos
Algumas vezes, enquanto escrevemos, é natural que ocorra aquilo que chamam de “dar branco”; fazemos de tudo para nos lembrar de uma palavra específica para o texto e, de repente, ela resolve se esconder além das limitações de nossa memória. Não há nada que nos faça recordá-la; será que ela se esconde debaixo da língua? Podemos nos lembrar de um sinônimo, ou antônimo, mas, da danada… Nada! Agora, quando isso ocorrer outra vez com você, simplesmente acesse o site Sinônimos ou Antônimos. Em um dos dois, com certeza, você saberá do paradeiro dela. Não se esqueça! (pelo menos disso).
Terceira dica: GOOGLE ACADÊMICO
O próprio nome já indica: o site é recomendado para os acadêmicos e pesquisadores. Nas palavras do próprio site: “O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico”.
Quarta dica: ABL RESPONDE
O site da Academia Brasileira de Letras (ABL) possui muitas ferramentas interessantes, tanto para o escritor quanto para o leitor. Oferece um campo de pesquisa para mais de 381 mil verbetes, todos escritos de acordo com a nova ortografia; outro para busca de palavras estrangeiras permitindo pesquisar pelas palavras estrangeiras que foram incorporadas ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa; e o ABL Responde. Aqui você pode fazer perguntas sobre: pontuação, concordância, regência, crase e emprego do à, colocação dos termos da oração e colocação de pronomes átonos e outras questões de sintaxe. Entretanto, eles solicitam que sempre que desejarmos fazer alguma pergunta, devemos fazê-la com os exemplos e situações concretas que motivaram cada dúvida. Conforme está no próprio site, “Você não deve encaminhar uma pergunta geral e vaga do tipo: quando se usa a crase? Espera-se que a indagação seja: Como escrever: dirijo-me a V. Exª e ou dirijo-me à V. Exª.”
Por enquanto, são essas as dicas que tínhamos para compartilhar. Em breve postaremos outras! Esperamos que tais informações possam ser úteis para você!
P.S: Cadastre seu email no formulário abaixo para ser avisado sempre que postarmos um novo artigo: