Tempo estimado de leitura: 9 minutos

revisão de livros

Revisão de Livros

 

Sua obra já foi escrita? Que tal submetê-la agora a uma revisão de livros profissional?

 

Informações | Contratação

 

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque já concluiu ou está concluindo a escrita do seu livro. Por isso, parabéns, você provou que tem muita força de vontade e determinação!

Agora é a vez da nossa equipe cuidar do seu livro, realizando uma revisão de livros profissional. Veja por quê.

Temos a equipe de revisores ideal, pois, há 10 anos, fazemos isso todos os dias. Diariamente estamos ajudando escritores amadores e profissionais a tornarem seus livros mais apropriados para os seus leitores. Quer saber como os ajudamos?

 

Explicação do processo da revisão de livros

 

A revisão de livros pode ser comparada à poética aventura de navegar em corações de escritores.

Não importa qual seja o gênero: em cada obra escrita, seu autor imprime pelo menos uma dose do seu coração.

Com isso, ele cria uma relação quase visceral com a obra. Eis por que consideramos cada livro como uma parte de seu próprio autor que, por ora, coloca-se em nossas mãos, confiando em nossos cuidados.

Na revisão de livros, não apenas cuidamos tecnicamente da gramática; temos um olhar sensível e atento a cada detalhe e sutileza daquilo que é o mais importante: a mensagem do autor.

Entretanto, ocorre que nem sempre as mensagens ou ideias expostas em um livro são passadas de maneira bem-sucedida. Elas podem ficar pouco visíveis e até ocultas, sob os escombros da desorganização textual.

 

Informações | Contratação

 

Nosso diferencial na revisão de livros

 

Na revisão de livros, antecipamo-nos aos problemas textuais que seus leitores poderiam encontrar.

Mesmo para um escritor que domine determinado assunto, é possível que ainda lhe falte didática, por exemplo. Dessa forma, quando revisamos um livro, ora nos colocamos sob a ótica do aprendiz, ora ficamos atentos à astúcia do autor. Portanto, o revisor procura regular o espaço existente entre o escritor e o seu leitor.

A adequação gramatical é apenas mais uma importante camada no processo de revisão de livros, pois, sozinha, ela não se basta. Não adianta estar tudo correto tecnicamente, se o fator principal não for levado em consideração.

Para a Mundo Escrito, o que mais importa na revisão de livros – além da adequação gramatical – é a clareza de cada uma de suas mensagens. Este é o nosso diferencial.

Será que a sua mensagem está clara o suficiente para o seu leitor?

Para quem é o autor de um texto, tudo parece estar muito claro. É como dizem por aí, “para um bom entendedor, meia palavra basta”. Entretanto, quando alguém começa a leitura de uma obra não revisada profissionalmente, muitas vezes se depara com terríveis problemas de inteligibilidade. Vamos ver alguns deles?

 

Informações | Contratação

 

Trechos com duplo sentido

 

Nossos revisores são experts em detectar trechos com duplo sentido. Trechos assim tornam a leitura maçante, pois seus leitores têm que gastar mais energia recapitulando o trecho e tentando captar o que você realmente quis dizer.

Quando esses trechos são localizados, nossos revisores abrem balões de comentário e sugerem novas reformulações. Se o trecho tem duplo sentido, ele sugere duas reformulações; se três sentidos, três reformulações; e assim por diante.

Na prática, o revisor diz mais ou menos assim: “Se você quis dizer isso, sugerimos que reescreva esse trecho de tal forma”; “se quis dizer aquilo, reescreva desta outra forma”. Assim, ao receber a revisão, o autor escolhe a frase que melhor se aplica ao seu texto, livrando o seu leitor do desgaste de energia desnecessário por causa dos problemas de duplo sentido.

 

Informações | Contratação

 

Trecho com sentido incompleto

 

Outra coisa que deixa qualquer leitor indignado é encontrar trechos com sentido incompleto. Este problema é ainda pior que o anterior, pois, não importa quantas vezes ele leia, dificilmente encontrará o que você realmente quis dizer.

Nossos revisores, sabendo disso, partindo da experiência que têm, varrem cuidadosamente o trecho com sentindo incompleto e, se conseguem subentendê-lo, abrem balões de comentário, sugerindo uma reescrita do texto com sentido completo, deixando o trecho livre desse grave problema. Porém, se o revisor não consegue captar a mensagem do trecho, ele abre um balão de comentário e aconselha o autor a reescrevê-lo, tornando-o suficientemente claro.

Na revisão de livros, consideramos que esses dois problemas acima são os mais graves, pois, quando o leitor os encontra, além do gasto de energia desnecessário, conclui que, quando escreveu, o autor não teve o raciocínio suficientemente claro.

Mas há diversos outros problemas. A excessiva repetição de uma mesma palavra num pequeno trecho é mais um deles. Quando isso ocorre, nossos revisores sugerem sinônimos ou suprimem algumas repetições, desde que isso não afete o estilo do autor.

 

Informações | Contratação

 

A revisão afeta meu estilo?

 

Para nós, revisar um livro significa dialogar com o autor. Respeitamos seu estilo, suas ideias, suas certezas e seus sonhos. Nossa única incumbência é ajudá-lo a tornar as suas mensagens o mais claras e bem apresentáveis possível, livres daqueles problemas de ininteligibilidade.

Em nossa revisão de livros, o estilo do autor é completamente preservado. Consideramos que o estilo é a própria alma literária do autor. Um estilo nunca se repete, por mais que alguém tente copiá-lo. Por isso, para mantê-lo puro, sabemos que ele deve ser salvaguardado.

 

Informações | Contratação

 

Meu livro ficará adequado gramaticalmente?

 

Se falamos até aqui da importância de a mensagem seguir o mais clara possível para os seus leitores, é certo que bem cuidamos também da adequação gramatical. Já dissemos acima que a adequação gramatical é uma importante camada, mas que, por si só, ela não basta.

A língua é muito rica. Por mais que alguém tente aprisioná-la a regras rígidas gramaticais da escrita, nos textos literários há sempre uma forma de libertá-la elegantemente.

Para representar adequadamente um personagem, é necessário se atentar para o contexto de sua história. Como já dissemos no artigo Revisão de textos literários, a voz de um personagem trabalhador do campo de uma pequena cidade não pode ser a mesma de um erudito. Isso destoaria completamente da realidade de sua história. O trabalhador do campo, com raríssimas exceções, desconhece as regras gramaticais e, por isso mesmo, não as aplica em sua fala nem em sua escrita.

O autor deve atentar-se para isso enquanto elabora cada diálogo entre seus personagens – e o revisor da Mundo Escrito é o seu parceiro também nessa empreitada. Se algo destoar, sugeriremos os ajustes que forem necessários para deixar a sua história o mais coerente possível.

Qual tratamento você está dando à sua obra? Deseja o encantamento de seus leitores? Então, cuide da sua obra completamente. Contrate agora a revisão de livros profissional da nossa equipe.

 

Informações | Contratação

 

Nossa equipe faz revisão de livros e de outros materiais diariamente. Se você precisa de nosso suporte na revisão de sua obra, faça já um contato conosco. Ligue para 62 3584-8289 | WhatsApp: +55 62 98505-8357. Ou visite nossa Página de Contato.