O post de hoje é para anunciar uma entrevista com Alexandre Bhering que fizemos recentemente. Foram abordados diversos temas relativos à literatura: Como compor o perfil psicológico de um personagem? Existem técnicas de psicologia para escrever melhor? E é possível utilizar essas técnicas para convencer o leitor de algo, como acontece com o fenômeno das Fake News? Como podemos nos precaver contra as técnicas psicológicas de persuasão? Quais são as intenções ocultas de um escritor ao escrever um livro? Como criar personagens inumanos? Qual é a responsabilidade social de quem escreve? Será possível ou desejável impor limites à imaginação do escritor?
Essas e outras perguntas fazem parte da instigante entrevista com o psicólogo Alexandre Bhering, com muitas dicas e inspirações para quem escreve textos literários. Alexandre é psicólogo por formação acadêmica e psicanalista formado pelo Colégio Freudiano do Rio de Janeiro. Especialista em grupo e instituições formado pela Sociedade Psicoterapia Analítica de Grupo. Psicodramatista formado pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Consultor e supervisor em Instituição Psiquiátrica. Consultório particular. Palestrante e autor de diversos ensaios.
Para entrevistar essa fera da psicologia, convidamos Fabio Shiva, que além de escritor é músico e produtor cultural, autor dos livros “Favela Gótica”, “Diário de um Imago” e “O Sincronicídio”, dentre outros, e coautor e roteirista de “ANUNNAKI – Mensageiros do Vento”.
A seguir estão os três vídeos que compõem a entrevista. Aproveite!
A LITERATURA NO DIVÃ – parte 1
A LITERATURA NO DIVÃ – parte 2
A LITERATURA NO DIVÃ – parte 3
Entre uma palavra e outra,novos conceitos saltam aos ouvidos solicitando um revisar a postura que nos exige a responsabilidade em cada ação…
Muito bom…amei assistir,obviamente repetirei o gesto.
Obrigada meu querido Alexandre,saudades.