Tempo estimado de leitura: 8 minutos

 

Que tal transformar seus processos mentais e emocionais em uma máquina de criação de personagens autênticos? Esses processos internos, quando ativados, mexem com a gente, evocando sentimentos e atitudes peculiares, ou seja, cada pessoa tem sua própria experiência. Eles movimentam o coração e a mente em busca de um equilíbrio.

A textualização cristalina de um sentimento complexo ou a expressão clara de um pensamento profundo podem ajudar a compreender melhor muitos processos internos emocionais e intelectivos. Da mesma forma, quando exploramos essas experiências em obras literárias, estamos fornecendo ao leitor um pouco mais de entendimento dos aspectos comportamentais e psicológicos do personagem.

 

Exemplos de descrições de pensamentos e emoções

 

No momento em que experienciamos emoções fortes, às vezes, a sensação é a de que estamos sendo esmagados. Em outras ocasiões, pode parecer que estamos sendo empurrados para dimensões mentais desconfortáveis e quase indescritíveis; elas podem se assemelhar à visão de uma casa sendo incendiada, com pouco oxigênio, muita fumaça e pouquíssima visibilidade.

Felizmente, há também as emoções prazerosas! Podemos experimentar a sensação de um rio de ouro liquefeito e morno — repleto de peixes de alegrias e de prazeres — fluindo do pulmão até o coração. A chegada dessas águas douradas ao coração causa movimentos inéditos, gerando brilhantes borbulhas de indescritível alegria.

 

Exemplo de reflexão para os personagens

 

Em momentos de profunda reflexão, podemos ter a sensação de estar subindo em escadas muito frágeis, porém que nos proporcionam uma visão um pouco mais abrangente sobre o tema contemplado. À medida que conseguimos vislumbrar os novos panoramas, nos sentimos cada vez mais solitários. Devemos, então, seguirmos motivados a encontrar outras escadas que promovam mais estabilidade, enquanto vislumbramos as novas perspectivas em relação ao objeto de reflexão.

Esses são apenas alguns exemplos que podem ilustrar a textualização das reflexões e das emoções humanas. Posteriormente, à proporção que surgir a necessidade, você pode adaptar melhor tais exemplos à criação de personagens.

 

Como reagimos biologicamente às circunstâncias

 

Processo biológico das emoções

 

Veja o que ocorre internamente, quando, por exemplo, se sente tristeza: imagine que alguém acabou de receber a notícia de que foi reprovado em um exame muito importante.

 

1) Primeiramente, essa notícia, por ser desapontadora, dispara um processo no cérebro dessa pessoa.

 

2) Na sequência, essa informação é computada pelos órgãos sensoriais e transformada em um sinal elétrico que viaja até o cérebro.

 

3) No cérebro, esse sinal elétrico atinge um neurônio no lóbulo frontal, onde acontecem os pensamentos.

 

4) Nesse neurônio, o sinal ativa certas substâncias químicas (os neurotransmissores, que são liberados na sinapse, um espaço minúsculo entre os neurônios).

 

5) Esses neurotransmissores atravessam a sinapse e se ligam a outro neurônio (esse processo se repete até que o sinal alcance a amígdala cerebral, a parte do cérebro que processa emoções como a tristeza).

 

6) Quando a amígdala cerebral recebe a mensagem, ela responde ativando mais neurotransmissores, que intensificam a sensação de tristeza (essa resposta também pode provocar outros sintomas físicos associados à tristeza, como olhos lacrimejantes ou um sentimento de aperto no peito).

 

Tal sequência de sinapses e a resposta química subsequente é o que a pessoa experimenta como tristeza. Embora seja um processo complexo, é assim que o cérebro interpreta e reage às situações na vida dessa pessoa.

Portanto, é vital ter a compreensão desses processos durante a criação de personagens, para, assim, poder ter um embasamento adequado no momento de atribuir ações e reações autênticas a cada um deles, diante de seus desafios e conflitos.

 

Reutilizando os próprios sentimentos na criação de personagens autênticos

 

Reutilizando sentimentos na criação de personagens

 

Perceber profundamente as próprias emoções e pensamentos, e, em seguida, convertê-los em textos capazes de registrá-los com precisão pode ser uma ótima ferramenta para a criação de personagens autênticos.

Desenvolva um método de transcrever seus sentimentos e reflexões de forma clara e honesta. Assim, você consegue um retrato cada vez mais íntimo daquilo que de fato acontece na sua mente e no seu coração. Com o tempo, você vai criar um banco de informações altamente valioso para construir personagens mais críveis e, consequentemente, cada vez mais cativantes.

Com esse banco de registro das suas emoções e dos seus pensamentos, você tem a chance de aumentar a profundidade e a complexidade da essência de cada personagem. Você pode explorar suas motivações, medos, esperanças e desejos, tornando-o multidimensional e, portanto, mais realista.

Além disso, a autenticidade desses textos pode servir de base para o desenvolvimento do personagem. Ao longo da história, à medida que ele enfrenta desafios e conflitos, os pensamentos e as emoções que você registrou poderão ajudá-lo a escolher quais devem ser as melhores ações ou reações para cada situação. Isso não só promove o crescimento e a evolução do personagem, mas também cria uma conexão emocional ainda mais forte entre seu leitor e ele.

Esses textos também podem ser usados para moldar as interações entre os personagens das suas histórias. Ao entender melhor suas próprias emoções e pensamentos, você também consegue criar diálogos mais autênticos e situações que capturam a essência da vida de maneira significativa para os leitores.

Portanto, registrar seus pensamentos e emoções é como pintar um quadro do estado mental e emocional de um personagem verdadeiro — você mesmo — a partir de uma perspectiva única. Isso pode permitir que os leitores se vejam refletidos em seu texto, proporcionando uma experiência de leitura mais imersiva e emocionalmente envolvente.

 

Reutilizando sentimentos de forma colaborativa

 

Criação de personagens colaborativa

 

Agora vamos ampliar ainda mais as possibilidades. Imagine se você pudesse contar com um banco de emoções e pensamentos colaborativo. Um espaço onde um grupo de pessoas pudesse colaborar com descrições pessoais de insights de natureza racional e emocional. Hoje isso é possível, já que podemos criar uma comunidade virtual com apenas alguns cliques. Poderia ser via aplicativos como Discord, plataformas como Google Docs, grupos virtuais do Facebook ou qualquer tipo de interatividade de sua preferência.

Nessas comunidades, quanto mais integrantes, maior será a variedade de emoções e de reflexões, proporcionando uma gama ainda maior de experiências humanas a serem exploradas em suas histórias.

Esse “banco” poderia servir, também, como fonte de inspiração e como uma ferramenta para combater o bloqueio criativo. Em momentos de estagnação, a leitura das experiências emocionais dos outros pode disparar ideias e fornecer novas perspectivas, impulsionando o fluxo criativo.

Portanto, a transcrição de sentimentos em palavras é um recurso que, além de melhorar suas habilidades de escrita e de criação de personagens mais envolventes, pode ser escalado a partir da criação de uma comunidade virtual. Essa comunidade pode crescer e se desenvolver à medida que escritores compartilham suas experiências, fornecem feedback e se apoiam mutuamente em sua jornada criativa.

 

Capturando emoções autênticas por meio de entrevistas

 

Criação de personagens por entrevistas

 

Outra forma de conseguir novas expressões de pensamentos e de sentimentos autênticos é por meio de entrevistas. Elabore um roteiro com perguntas direcionadas para conseguir relatos que tragam insights para aquelas situações que geralmente ocorrem em tramas literárias. Assim, as informações poderão ser mais aplicáveis para a criação de personagens.

Vejamos alguns exemplos de perguntas nessa linha:

 

1) Pode descrever uma situação em que teve que tomar uma decisão importante sob pressão? Quais foram suas emoções e pensamentos naquele momento?

 

2) Você já teve uma experiência que lhe causou um medo intenso ou que o colocou em perigo? Como você se sentiu e como reagiu?

 

3) Pode compartilhar uma ocasião em que você experimentou um conflito significativo com alguém? Quais sentimentos isso evocou em você e como isso afetou suas ações?

 

4) Você se lembra de um momento em que teve que enfrentar uma grande mudança ou desafio inesperado? Como isso afetou seu estado emocional e seus pensamentos?

 

5) Você já vivenciou um evento que o fez questionar suas crenças ou valores fundamentais? Como você se sentiu e o que aprendeu com essa experiência?

 

6) Pode me contar sobre um momento de grande triunfo ou sucesso? Como você se sentiu e como isso influenciou sua autoconfiança ou perspectiva de vida?

 

7) Você já teve uma experiência que lhe trouxe uma profunda sensação de amor ou de compaixão? Como isso o afetou emocionalmente e como isso influenciou suas ações subsequentes?

 

8) Você já se encontrou em uma situação em que teve que sacrificar algo importante para você? Como isso afetou seus sentimentos e pensamentos?

 

9) Pode descrever uma situação em que se sentiu extremamente culpado ou arrependido? Como você lidou com esses sentimentos?

 

10) Você se lembra de uma ocasião em que teve que confiar muito em alguém, talvez em uma situação de vida ou morte? Como isso afetou sua relação com essa pessoa e seus sentimentos em relação à confiança e à vulnerabilidade?

 

Escrever pensamentos e emoções de maneira adequada demanda muita concentração e prática. Quanto mais praticar, mais hábil você se tornará em transformar sentimentos e pensamentos complexos em textos férteis para a criação de personagens cada vez melhores.

Porém, é muitíssimo importante que os textos sejam devidamente revisados. Converter emoções e pensamentos complexos em textos sem a devida clareza é uma verdadeira armadilha. Por isso, se você precisar, conte com a gente. Temos uma equipe de revisores altamente qualificados para isso. Eles são especialistas em desarmar armadilhas literárias que possam matar o interesse dos seus leitores. Entre em contato conosco! Mande um whats agora mesmo!

 

Um resumo deste post

 

 

 

Para criar personagens autênticos, explore seus próprios processos mentais e emocionais. A compreensão clara dos próprios sentimentos e dos pensamentos complexos pode melhorar sua maneira de imprimir mais autenticidade em seus personagens.

Entender a forma como reagimos biologicamente às emoções é também de grande utilidade na criação de personagens autênticos.

Para construir personagens mais realistas, sugerimos o registro de seus próprios sentimentos e pensamentos, convertendo-os em textos precisos. Dessa forma, com o tempo você criará um banco de informações valioso para a construção de personagens mais envolventes. Além disso, a autenticidade desses textos poderá orientá-lo também no processo de desenvolvimento do seu personagem à medida que ele enfrenta desafios e conflitos.

Ampliando as possibilidades, sugerimos a criação de um banco de emoções e de pensamentos colaborativo, um espaço onde as pessoas possam compartilhar descrições pessoais de insights emocionais e racionais, podendo inclusive ser via comunidades virtuais criadas por aplicativos de chat e em grupos de Facebook — oferecendo uma gama ainda maior de experiências humanas para serem exploradas em suas histórias.

Também recomendamos o uso de entrevistas para coletar novas expressões de pensamentos e sentimentos autênticos, com perguntas direcionadas para conseguir relatos que forneçam insights de pessoas reais para situações comumente encontradas em tramas literárias.

Por fim, reforçamos a importância de uma revisão cuidadosa desses textos, para garantir que não gerem dúvidas, mal-entendidos e outras complicações. E, claro, se precisar de ajuda, você pode contar conosco! Temos uma equipe de revisores altamente qualificados, prontos para desarmar quaisquer armadilhas literárias que possam surgir.

 

Revisão literária

 

Por favor, deixe-nos saber se você gostou dessas dicas. Escreva nos comentários (aí embaixo). Se desejar, você também pode contribuir com mais perguntas para a entrevista. Mais ainda, você pode fazer a sua descrição pessoal de um estado emocional ou psicológico. Vamos fazer deste post um banco compartilhado de bons insights?

 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.