Nota: Esta palestra foi proferida no dia 02 de agosto de 2016. No final deste post temos o vídeo completo para quem não pôde assisti-la.
Hoje viemos divulgar um assunto que certamente é de grande interesse para todos que são advogados: “Gravação de audiências pelo próprio advogado”. Mas, mesmo que você não seja advogado, quem sabe tenha um amigo ou amiga que o seja, e, por isso, talvez queira compartilhar com ele ou ela esta informação que, de fato, é um achado gratuito.
Trata-se de uma palestra que se realizará amanhã (02 de agosto), gratuita e pela internet, na qual um Dr. Josimar Lira, autoridade no assunto, falará de “Gravação da Audiência Cível e Trabalhista, pelo próprio advogado, de acordo com o Novo Código de Processo Civil.”
Conversamos com o palestrante, o Dr. Josimar Lira, do Informa Direito, quem generosamente nos permitiu divulgar sua palestra por meio deste post.
Segundo ele, a palestra “tratará de um tema de extrema importância e que pode fazer a diferença em suas futuras audiências. Ao compreender a maneira correta e mais eficiente de aplicar este método, você conseguirá evitar uma série de problemas processuais, bem como reverter decisões desfavoráveis”.
No exercício de sua função, o Dr. Josimar afirma que se preocupa frequentemente com o fato de muitos de seus colegas sofrerem com o chamado “assédio processual”, infelizmente perpetrado por alguns membros do Poder Judiciário.
Ele diz que é comum ocorrer de o advogado ter se preparado corretamente para uma audiência e ver o Juiz indeferir perguntas importantíssimas, bem como sequer registrar o indeferimento em ata.
Ele dos disse: “Já presenciei inúmeros casos claros de abusos de autoridade, quando a audiência vira gritaria e o Juiz resolve apelar para seu cargo de ‘autoridade’”.
Muitos advogados acabam se assustando com “carteiradas” e desistindo de brigar por suas prerrogativas e pelos direitos de seus clientes. De acordo com o Dr. Josimar Lira, às vezes a preocupação é até legítima, pois o mesmo Juiz que comete a ilegalidade, decidirá o destino de seu cliente.
Na palestra ele falará especialmente desses casos, onde a simples gravação da ilegalidade, e o uso correto, facilitarão eventual reversão de uma decisão ilegal.
Estando o advogado munido das informações e atitudes, pode ocorrer que nem seja preciso discutir ou brigar com o Juiz, já que prova obtida do ato ilegal/abusivo será real e obtida espontaneamente.
O Dr. Josimar também nos disse que “não podemos ser indiferentes quanto ao fato da advogada mulher, que sofre quando um homem (geralmente o Juiz) grita bravamente, entendendo ser superior em razão do cargo ou do sexo”.
O Mundo Escrito, entendendo a utilidade dessa informação, por meio deste post, move-se para ajudar divulgando esta ação em prol da advocacia.
Neste link da palestra, você poderá se inscrever e assistir, gratuitamente – em sua casa, no escritório ou onde você preferir ficar logado.
O Dr. Josimar Lira é nosso cliente dos serviços de Transcrição de Áudios e, por isso, sabemos que ele é um profissional competente, uma autoridade no assunto. Esperamos que você tenha gostado dessa informação!
Até amanhã! (dia 2 de agosto, às 19:00h)
ATUALIZAÇÃO: como a palestra já ocorreu, o Dr. Josimar nos permitiu disponibilizá-la inteirinha aqui. Se você não assistiu no dia da palestra, fique à vontade para assistir ao vídeo abaixo:
O vídeo sobre Gravação de Audiências pelo Próprio Advogado