O marketing e o novo consumidor não são mais aquilo que foram 10 anos atrás. Hoje o consumidor é quem toca a música; para fazer bons negócios, você deverá ouvi-lo. Leia o artigo para entender melhor.
O que você faria se tivesse uma emissora de TV com alcance mundial? Será que conseguiria tirar algum proveito disso? Acha que faria sucesso? Se sua resposta foi sim, saiba que não é mais isso que está lhe faltando. Comece agora a criar o seu sucesso!
Você nem precisa promover anúncios para conseguir pagar os custos. É tudo de graça! E não é só isso: você pode ter quantas programações quiser – ao vivo ou gravadas.
Estou falando dos canais de vídeos da internet, tais como o Youtube, Vimeo, DailyMotion, MySpace e muitos outros. No Youtube, por exemplo (o mais conhecido atualmente), uma pessoa pode criar quantos canais quiser, para postar vídeos artísticos, educacionais, comerciais etc.
Se você é empresário, mas nas horas vagas gosta de praticar esportes, pode criar pelo menos dois canais: um para postar os vídeos da sua empresa e outro para postar seus vídeos esportivos. Você pode fazer vídeo-marketing para sua empresa em um canal e vídeos de suas atividades esportivas em outro.
O Marketing se Transforma por Causa do Novo Consumidor
Sua única preocupação deverá ser a melhoria da interação com a sua audiência. Ninguém assistirá às suas programações, se elas não oferecerem valor real para seu público. Você deverá saber como praticar o marketing para o novo consumidor.
Se você aprecia esportes, dará preferência aos vídeos e sites que oferecem informações e oportunidades que valham a pena investir seu tempo, não é mesmo? Escolherá as informações que melhor correspondem às suas pesquisas. Lembre-se sempre que seu cliente pensa exatamente assim.
Antigamente, porque a televisão e o rádio eram os únicos e mais influentes canais de comunicação em massa, o custo da publicidade era sempre muito alto. Cada milésimo dos escassos segundos de um comercial valia ouro!
Hoje, com pouco investimento é possível fazer publicidade em grande escala através da internet. O modo de persuadir o expectador ou ouvinte a escolher um serviço ou produto era muito diferente. O foco estava nas massas, e não na pessoa do consumidor. O marketing era praticado com repetições e autoafirmação de supremacia – a própria marca se elogiava.
Hoje, a partir de um canal como o Youtube, é possível criar uma série de informações embaladas em vídeos, gratuitamente, e usá-los para se relacionar com seu público-alvo. O profissional liberal ou o empresário, ambos podem conseguir mais destaque entre seus concorrentes, se constroem relacionamento oferecendo valor aos seus clientes.
Você é bom em alguma coisa? Então aproveita!
Com a facilidade de hoje para encontrar informações detalhadas a respeito de quase tudo nesta vida, o consumidor se tornou um pouco mais exigente; parece que houve uma espécie de amadurecimento em seu comportamento.
Já se praticam o consumo consciente, se faz reciclagem, preservação do meio-ambiente etc. Antes de comprar qualquer coisa é possível pesquisar e saber tudo a respeito daquilo que se deseja, a partir do conforto do lar ou de qualquer lugar. Para isso, basta acessar o site do produto específico e pronto.
Além do site é possível obter mais informação do produto em redes sociais, grupos, canais etc. Os compradores ou pesquisadores podem ler e [também] fazer avaliações de produtos, após a compra. Existem inclusive reviews de alguns produtos, ou seja, um usuário grava um vídeo falando de sua experiência com certo produto físico ou digital. Ele exibe as funções do produto, os prós e contras e dá sua opinião pessoal.
Tudo isso fez o consumidor mudar
Não adianta mais espalhar pelos quatro cantos do mundo a autoafirmação de ser o melhor em alguma coisa; isso não vai adiantar, se o seu público não confirmar. E não basta você criar um bom vídeo, ou um milhão deles, se não for o que vai agradar ao seu público-alvo.
Basta que você saiba o que o seu consumidor busca. Para isso, conecte-se com ele, estude-o para conhecer as suas necessidades. Há ferramentas virtuais que podem auxiliar na descoberta das necessidades de um nicho. Existe também os fóruns de discussão sobre temas específicos, onde você pode colher muitas informações, encontrar soluções valiosas e entregá-las embaladas em forma de vídeos, ebooks, artigos, podcasts etc.
Aplicando esses recursos, você também irá ajudar seu cliente a eliminar todas as dúvidas sobre o seu produto ou serviço. Quando o consumidor sempre encontra as informações que procura em seu site, em seus vídeos ou em qualquer outro “ambiente” virtual, a tendência dele é compartilhar com os amigos tanto na internet como em espaços físicos.
O mundo virtual e o físico estão completamente interligados. Qualquer pessoa passa do físico para o virtual em segundos. O gelo da virtualidade está se derretendo, graças às ferramentas de interação humana existentes hoje.
O que você está esperando para iniciar o seu canal? Lembre-se: você tem uma TV 24 horas a seu dispor, com alcance mundial! Seu cliente está na internet, buscando informações sobre assuntos que talvez você conheça muito. Construa autoridade no mercado e ganhe mais lucro, aproveitando a oportunidade gratuita de utilizar vídeos e dos vários ambientes virtuais para divulgar os seus negócios.
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