O novo acordo ortográfico da língua portuguesa, como o próprio termo diz, só afeta a maneira de escrever (a grafia). E a escrita é uma convenção que de tempos em tempos vem sendo modificada, sempre que os especialistas e as entidades competentes criam facilitadores da comunicação por esse meio.
Adiada a data para vigorar o Novo Acordo Ortográfico
Muita gente já sabe que o novo acordo ortográfico tinha um prazo de transição até o dia 31 de dezembro de 2012. Até essa data, seriam aceitas as regras antigas e as novas. Porém, acredito que pouca gente sabe que esse prazo foi prorrogado, para uma data bem distante. As novas regras ortográficas só poderão ser exigidas a partir do dia 1º de janeiro de 2016. Portanto, ainda poderão ser utilizadas as duas regras (as atuais e as do novo acordo), até o dia 31 de dezembro de 2015.
A história desse novo acordo já gerou muita movimentação editorial e no trabalho dos escritores. Não podemos deixar de citar os professores, que sofreram muita cobrança dos alunos que queriam saber, com segurança, tudo que mudou e o que permaneceu a partir do novo acordo. Já se atualizaram dicionários, livros didáticos, técnicos e best-sellers; muitas provas de vestibulares e concursos públicos andaram exigindo a escrita segundo o novo acordo; textos acadêmicos e outras publicações, também. Mas a verdade é que as regras ainda não estão muito claras para todos… Mais detalhes sobre esse assunto pode ser acessado no Portal de Notícias da Agência do Senado (http://www12.senado.gov.br/noticias/).
Mas o que realmente mudou?
A nova ortografia foi alterada em três pontos, a saber:
1. Retornaram das letras “k” (cá ou capa), “w” (dáblio) e “y” (ipsilon ou ipsilone)
2. A acentuação gráfica foi simplificada
3. Foi alterado o uso do hífen
Este texto visa mostrar, de maneira bem sucinta, os aspectos práticos do Novo Acordo Ortográfico. O documento na íntegra do Novo Acordo Ortográfico está disponível no site do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em formato pdf, e pode ser acessado através deste link.
Muitas outras informações a respeito da nova ortografia podem ser consultadas online e gratuitamente. Indicamos o site da Academia Brasileira de Letras, especialmente a página do sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) online. Nele estão contidos mais de 380 mil verbetes com suas respectivas classificações gramaticais e outras informações descritas no Acordo. Confira clicando aqui.
Nota: apesar da prorrogação da exigência, se você tem algum documento de texto que deseja adaptá-lo ao Novo Acordo Ortográfico, nossa equipe oferece esse serviço. Faça um contato conosco e saiba mais!