Revisão de Livros
Sua obra já foi escrita? Que tal submetê-la agora a uma revisão de livros profissional?
Se você chegou até aqui, provavelmente é porque já concluiu ou está concluindo a escrita do seu livro. Por isso, parabéns, você provou que tem muita força de vontade e determinação!
Agora é a vez da nossa equipe cuidar do seu livro, realizando uma revisão de livros profissional. Veja por quê.
Temos a equipe de revisores ideal, pois, há 10 anos, fazemos isso todos os dias. Diariamente estamos ajudando escritores amadores e profissionais a tornarem seus livros mais apropriados para os seus leitores. Quer saber como os ajudamos?
Explicação do processo da revisão de livros
A revisão de livros pode ser comparada à poética aventura de navegar em corações de escritores.
Não importa qual seja o gênero: em cada obra escrita, seu autor imprime pelo menos uma dose do seu coração.
Com isso, ele cria uma relação quase visceral com a obra. Eis por que consideramos cada livro como uma parte de seu próprio autor que, por ora, coloca-se em nossas mãos, confiando em nossos cuidados.
Na revisão de livros, não apenas cuidamos tecnicamente da gramática; temos um olhar sensível e atento a cada detalhe e sutileza daquilo que é o mais importante: a mensagem do autor.
Entretanto, ocorre que nem sempre as mensagens ou ideias expostas em um livro são passadas de maneira bem-sucedida. Elas podem ficar pouco visíveis e até ocultas, sob os escombros da desorganização textual.
Trabalho de altíssimo nível profissional e de respeito aos prazos. Especial agradecimento à revisora Gabriela, pelas valiosas dicas e comentários; e ao Axel, pela comunicação clara e objetiva. Não tenho dúvidas de qual empresa escolherei para revisão das minhas próximas publicações.
Nosso diferencial na revisão de livros
Na revisão de livros, antecipamo-nos aos problemas textuais que seus leitores poderiam encontrar.
Mesmo para um escritor que domine determinado assunto, é possível que ainda lhe falte didática, por exemplo. Dessa forma, quando revisamos um livro, ora nos colocamos sob a ótica do aprendiz, ora ficamos atentos à astúcia do autor. Portanto, o revisor procura regular o espaço existente entre o escritor e o seu leitor.
A adequação gramatical é apenas mais uma importante camada no processo de revisão de livros, pois, sozinha, ela não se basta. Não adianta estar tudo correto tecnicamente, se o fator principal não for levado em consideração.
Para a Mundo Escrito, o que mais importa na revisão de livros – além da adequação gramatical – é a clareza de cada uma de suas mensagens. Este é o nosso diferencial.
Será que a sua mensagem está clara o suficiente para o seu leitor?
Para quem é o autor de um texto, tudo parece estar muito claro. É como dizem por aí, “para um bom entendedor, meia palavra basta”. Entretanto, quando alguém começa a leitura de uma obra não revisada profissionalmente, muitas vezes se depara com terríveis problemas de inteligibilidade. Vamos ver alguns deles?
Trechos com duplo sentido
Nossos revisores são experts em detectar trechos com duplo sentido. Trechos assim tornam a leitura maçante, pois seus leitores têm que gastar mais energia recapitulando o trecho e tentando captar o que você realmente quis dizer.
Quando esses trechos são localizados, nossos revisores abrem balões de comentário e sugerem novas reformulações. Se o trecho tem duplo sentido, ele sugere duas reformulações; se três sentidos, três reformulações; e assim por diante.
Na prática, o revisor diz mais ou menos assim: “Se você quis dizer isso, sugerimos que reescreva esse trecho de tal forma”; “se quis dizer aquilo, reescreva desta outra forma”. Assim, ao receber a revisão, o autor escolhe a frase que melhor se aplica ao seu texto, livrando o seu leitor do desgaste de energia desnecessário por causa dos problemas de duplo sentido.
Trecho com sentido incompleto
Outra coisa que deixa qualquer leitor indignado é encontrar trechos com sentido incompleto. Este problema é ainda pior que o anterior, pois, não importa quantas vezes ele leia, dificilmente encontrará o que você realmente quis dizer.
Nossos revisores, sabendo disso, partindo da experiência que têm, varrem cuidadosamente o trecho com sentindo incompleto e, se conseguem subentendê-lo, abrem balões de comentário, sugerindo uma reescrita do texto com sentido completo, deixando o trecho livre desse grave problema. Porém, se o revisor não consegue captar a mensagem do trecho, ele abre um balão de comentário e aconselha o autor a reescrevê-lo, tornando-o suficientemente claro.
Na revisão de livros, consideramos que esses dois problemas acima são os mais graves, pois, quando o leitor os encontra, além do gasto de energia desnecessário, conclui que, quando escreveu, o autor não teve o raciocínio suficientemente claro.
Mas há diversos outros problemas. A excessiva repetição de uma mesma palavra num pequeno trecho é mais um deles. Quando isso ocorre, nossos revisores sugerem sinônimos ou suprimem algumas repetições, desde que isso não afete o estilo do autor.
Inicialmente – por questão orçamentária – fiz a contratação apenas da “Revisão Simples” de texto. Porém, concluí que isso não bastaria, já que, como autor, estava no meu limite revisional do conteúdo, razão pela qual fiz um sacrifício e contratei também a “Revisão Completa” do livro. Posso garantir que foi o melhor investimento que fiz. Acatei, sem qualquer dificuldade, 99,99% das sugestões, pois fui percebendo, à medida que fui modificando os trechos de acordo com as sugestões, que meu texto ficava mais suave e mais coeso, sem contar que a revisão acrescentou detalhes e linguagem nos quais eu não tinha pensado. Ser autor é pôr em prática a criatividade; para o restante, temos a Mundo Escrito. PARABÉNS!
A revisão afeta meu estilo?
Para nós, revisar um livro significa dialogar com o autor. Respeitamos seu estilo, suas ideias, suas certezas e seus sonhos. Nossa única incumbência é ajudá-lo a tornar as suas mensagens o mais claras e bem apresentáveis possível, livres daqueles problemas de ininteligibilidade.
Em nossa revisão de livros, o estilo do autor é completamente preservado. Consideramos que o estilo é a própria alma literária do autor. Um estilo nunca se repete, por mais que alguém tente copiá-lo. Por isso, para mantê-lo puro, sabemos que ele deve ser salvaguardado.
Meu livro ficará adequado gramaticalmente?
Se falamos até aqui da importância de a mensagem seguir o mais clara possível para os seus leitores, é certo que bem cuidamos também da adequação gramatical. Já dissemos acima que a adequação gramatical é uma importante camada, mas que, por si só, ela não basta.
A língua é muito rica. Por mais que alguém tente aprisioná-la a regras rígidas gramaticais da escrita, nos textos literários há sempre uma forma de libertá-la elegantemente.
Para representar adequadamente um personagem, é necessário se atentar para o contexto de sua história. Como já dissemos no artigo Revisão de textos literários, a voz de um personagem trabalhador do campo de uma pequena cidade não pode ser a mesma de um erudito. Isso destoaria completamente da realidade de sua história. O trabalhador do campo, com raríssimas exceções, desconhece as regras gramaticais e, por isso mesmo, não as aplica em sua fala nem em sua escrita.
O autor deve atentar-se para isso enquanto elabora cada diálogo entre seus personagens – e o revisor da Mundo Escrito é o seu parceiro também nessa empreitada. Se algo destoar, sugeriremos os ajustes que forem necessários para deixar a sua história o mais coerente possível.
Qual tratamento você está dando à sua obra? Deseja o encantamento de seus leitores? Então, cuide da sua obra completamente. Contrate agora a revisão de livros profissional da nossa equipe.
Nossa equipe faz revisão de livros e de outros materiais diariamente. Se você precisa de nosso suporte na revisão de sua obra, faça já um contato conosco: WhatsApp: 62 98505-8357. Ou visite nossa Página de Contato.