Se você deseja fazer mestrado acadêmico, precisa saber como escrever um bom projeto de dissertação. Essa pode parecer uma tarefa complexa, mas nós selecionamos 4 dicas garantidas para que você tenha o máximo de aproveitamento na produção desse texto.
Projeto de dissertação – o que é?
Também chamado de pré-projeto, o projeto de dissertação é um dos requisitos para se classificar na maioria dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Isso porque esse nível de ensino superior exige que os alunos sejam também pesquisadores. Assim, é necessário ter um projeto de pesquisa válido para se ingressar em um curso de mestrado.
Qual é objetivo desse texto?
Além do ingresso no curso, o objetivo do projeto de dissertação é mostrar, em linhas gerais, o que você pretende pesquisar e como você planeja fazer isso — cabe lembrar que a dissertação deve ser maior, mais aprofundada e mais crítica do que uma monografia de graduação.
Quais são as características do gênero?
Os programas de pós-graduação normalmente disponibilizam um modelo de projeto no qual os interessados devem se basear para escrever seus trabalhos. Portanto, você pode e deve buscar essas instruções sobre o formato do projeto na própria instituição de ensino.
Já com relação à produção do texto propriamente dita, as nossas 4 dicas a seguir vão auxiliar você!
1) A escolha do tema
A escolha do tema é muito pessoal, pois depende principalmente de questões de afinidade do pesquisador. Então, esse momento vai além de escolher um tema relevante, acessível e que se enquadre na sua área de estudos: é importante considerar algo de que você goste e que de fato queira entender mais sobre.
Não se esqueça de levar em conta a duração do curso. Geralmente, um curso de mestrado dura dois anos, sendo assim, tenha isso em mente na hora de fazer o recorte do seu tema. Um projeto que indique uma pesquisa longa demais pode perder pontos ou até ser rejeitado pela banca avaliadora devido à impossibilidade de ser realizado.
A escolha preliminar do tema abre caminho para a definição das referências bibliográficas, mas, no primeiro momento, nada precisa ser definitivo. Então, se a leitura das referências despertar sua criatividade em novos sentidos, tudo bem. Por exemplo, pode ser que você defina um tema X, mas a leitura de artigos e livros sobre esse tema X conduza seu interesse para um novo tema ou para uma nova abordagem. Nesse caso, cabe remodelar suas ideias de pesquisa e atualizar as próprias referências bibliográficas até que tudo fique o mais redondo possível.
Um jeito de testar se sua ideia já está madura e concreta é falando com outras pessoas sobre ela. Se você conseguir falar, em poucas palavras, sobre o que quer pesquisar, por que e como, então estará no caminho certo.
2) Prove que seu projeto de dissertação tem importância
As melhores pesquisas são aquelas capazes de responder, mesmo que parcialmente, a problemas recorrentes na sua área ou revelar uma influência positiva para estudos posteriores. No entanto, não basta apenas ter um tema assim; você precisa convencer a banca sobre a relevância do trabalho a ser desenvolvido.
Para isso, pode buscar exemplos de situações acadêmicas, mercadológicas ou cotidianas que seu trabalho possa alcançar e afetar. Expondo essas situações e usando bons argumentos, você mostra que pode fazer uma diferença real na sociedade, e assim despertar o interesse da universidade.
3) Esclareça suas diretrizes metodológicas
Um projeto de dissertação exige uma parte teórica e metodológica. Nela, você vai contextualizar teoricamente seu tema e explicar os métodos a partir dos quais realizará a pesquisa.
Geralmente, espera-se que o estudante aponte os preceitos de uma escola de pensamento ou de um autor específico no qual pretende se pautar para fazer seu trabalho. Por exemplo, um mestrando em Letras pode falar sobre questões de narração em um romance específico e orientar sua pesquisa a partir da estética da recepção. Nesse caso, seu projeto deve incluir os seguintes aspectos (não necessariamente nessa ordem):
– Mostrar quais serão os conceitos e ideias sobre narração a serem explorados;
– Explicar o que é a estética da recepção e justificar a escolha dessa perspectiva;
– Apontar o modo pelo qual se pretende investigar a recepção, isto é, as impressões dos leitores.
Isso vale para outros temas e outras áreas: essa parte do projeto deve abranger os conceitos e as perspectivas sobre as quais você vai desenvolver seu tema.
A parte teórica e a metodológica são, talvez, as mais importantes para o sucesso do seu projeto. Por isso, preste muita atenção e se certifique de que suas bases de estudo são sólidas. Procure não se apoiar em teorias defasadas, a menos que sua pesquisa pretenda justamente atualizá-las.
4) Redija um bom texto
A boa redação é uma das principais qualidades que um pesquisador acadêmico pode ter. A ideia do texto acadêmico é transmitir informações de modo claro e preciso. Desse modo, é necessário buscar essas qualidades não só em artigos ou monografias, mas também no projeto de pesquisa.
Afinal, o projeto é escrito para uma banca de professores. Se eles não entenderem o que você quer dizer, ninguém mais entenderá. Logo, suas chances de passar para o mestrado podem ser abaladas.
Para fazer um bom projeto de dissertação, também é importante conhecer as convenções desse formato. Por exemplo, algo muito comum em textos acadêmicos, que costuma enriquecer esses trabalhos, é o uso de citações. No entanto, em um projeto de pesquisa, não é recomendável citar passagens de outras obras.
Claro que existem casos e casos. Pode ser que sua pesquisa tenha base em um trecho de um livro, por exemplo, e talvez por isso caiba citar tal trecho, mas essa seria uma exceção. De modo geral, recomenda-se que o estudante use suas próprias palavras, porque o projeto precisa ser sintético e focar nas suas próprias ideias.
Além disso, não se esqueça de que você pode contar com a equipe de revisão textual da Mundo Escrito antes de submeter sua produção à banca. Se quiser garantir que o seu texto estará bem redigido, coeso, gramaticalmente correto e sem ambiguidade, solicite um orçamento de revisão.
Tendo boas ideias, um bom planejamento de pesquisa e um bom texto, seu projeto de dissertação certamente terá grandes chances de ser aprovado e você estará um passo mais perto de ingressar no mestrado.
MUITO LEGAL AS DICAS! TEXTO BEM ELABORADO, PARABÉNS!