A revisão de texto é realmente importante? Revisar texto não é tarefa que se limita à mera correção dos erros de pontuação, ortográficos etc. Portanto, não pensemos que está dispensado dessa importante etapa da produção textual até mesmo um bom conhecedor da gramática.
Quando um texto é produzido, por mais que seu autor tenha feito releituras em busca de possíveis erros, na tentativa de melhorá-lo, este deve ser exposto a outras perspectivas, a outros olhares.
Deve haver (e como também escrevo eu digo “ainda bem!”) um acordo firmado entre o autor e o revisor, durante o processo da revisão; o profissional necessitará de liberdade para sugerir possíveis alterações, mas será sempre o autor quem decidirá se estas deverão ser mantidas ou não.
Trabalhamos sempre utilizando uma ferramenta de controle de alterações que, com grande facilidade, o autor pode localizar cada alteração realizada no seu texto.
Revisão de texto atrai leitor satisfeito
Ao revisor de texto experiente está delegada também uma importante função: ajudar o autor no que diz respeito a tornar o seu texto mais compreensível para os leitores. Quando o escritor produz um texto, este está sendo elaborado a partir da visão do conhecedor. Por isso é importante também verificar, mediante os olhos de um bom revisor, se o texto estará sociável, amigável e claro para o leitor.
Falando a partir de minha própria experiência, a revisão de textos não apenas se caracteriza como intermediária na melhoria da relação texto/leitor; ela ajuda diretamente o próprio escritor.
Quando contratam os nossos serviços, percebo que alguns de nossos clientes passam a escrever ainda melhor; a cada novo serviço de revisão que um mesmo cliente nos submete, percebemos uma melhoria na sua produção textual, principalmente no que diz respeito à clareza e à objetividade de suas ideias.
Obstáculos da revisão de textos
Contudo, sabemos que existem vários questionamentos a respeito da necessidade da revisão textual. Alguns deles são naturais, mas outros poderiam até ser vistos como preconceituosos. O bom escritor é aquele que tem responsabilidade pelo que escreve, portanto não se deixa levar por algumas questões pessoais que geralmente são perigosas. E o bom revisor é aquele que tem essa mesma responsabilidade, porém com olhos amorosamente desapaixonados.
É patente que cada escritor possui um estilo (ainda bem!), mas este não deveria ser confundido com certos entraves para o sucesso de suas obras. O orgulho de pensar que uma obra não careça de uma revisão é o pior deles.
É sabido também que certas linguagens podem ser características e direcionadas a certo público-alvo, mas o apego excessivo a certas condutas emotivas de escrita pode limitar até mesmo esse público. Sem o exame minucioso de uma obra, não seria prudente fazer nenhuma publicidade, principalmente se esta depende de um grande investimento.
Enfim, submeter um texto ao trabalho de um revisor não é o mesmo que se arriscar numa prova de “certo ou errado”. É uma atitude sensata que demonstra maturidade, pois o revisor de texto é um colaborador a quem se delega a responsabilidade de encontrar e eliminar possíveis obstáculos que se interponham entre a compreensão dos leitores e uma obra literária. Como prova disso, toda editora (de livro, jornal, revista etc.) possui um corpo de revisores. E estes trabalham, principalmente, textos de jornalistas e outros autores qualificados, ou seja, gente que sabe escrever bem. É dito que o famoso apresentador Jô Soares possui uma equipe de mais de 10 revisores!
Voltamos então a perguntar: a revisão de texto é realmente importante?
Este post visa alertar ao amigo escritor que, por mais que uma obra pareça exprimir bem o seu pensamento ou contribuição, o olhar de um revisor textual experiente só pode vir a somar, ainda mais porque, no final das contas, por legítimo direito, você é quem decidirá o que deve prevalecer na sua obra, depois de uma revisão.
Se desejar, entre em contato conosco para se informar sobre qualquer dúvida que possa ter surgido. Se preferir, faça um Orçamento Online.
Conheça nossa Política de Privacidade