A revisão de texto é um serviço que pode ser comparado à lapidação de um diamante. Mesmo em seu estado bruto, o diamante destaca-se entre todos os outros objetos à sua volta. Contudo, seu brilho é mais facilmente reconhecido pelos peritos garimpeiros, que ganham a vida tentando encontrá-los nos lugares mais hostis da natureza.
Depois de encontrada uma gema diamantina, o garimpeiro adianta-se feliz para o seu comprador, que por sua vez a encaminha para um gemólogo que certificará a qualidade da joia. Até então, o diamante terá valor declarado apenas entre esses profissionais envolvidos.
Agora, para ampliar o valor e despertar o interesse popular por tal gema, é necessário lapidá-la e transformá-la em joia, quando se mesclarão cuidadosamente a autenticidade do diamante com o design da joia.
Da mesma forma, quando um escritor mergulha nas profundezas de suas pesquisas e reflexões, ele está buscando o brilho da inspiração para sua obra literária. Quando encontra esse brilho, o escritor corre rapidamente para seu escritório e tenta revelá-lo por meio de um laborioso processo textual.
Depois de escrita, sua obra é avaliada por uma editora e/ou instituição acadêmica, a fim de aquilatar o seu valor. A partir daí, a obra segue para um revisor textual, que irá “lapidá-la” fazendo irromper qualquer valor oculto por detrás das impurezas e das irregularidades naturais de toda gema literária.
A base da revisão de texto não é a gramática
Como já se sabe, na revisão de texto não serão vistos apenas os erros gramaticais, mas também a eloquência textual da mensagem. Minuciosamente todos os parágrafos serão vistos tecnicamente como órgãos integrantes de um corpo de natureza literária.
O esplendor do brilho de um diamante só será revelado depois de totalmente trabalhado pelo gemólogo. Da mesma forma, uma obra literária poderá ser mais bem apreciada se cada mensagem ali contida estiver refletindo livre aquele mesmo brilho ocorrido na mente do escritor.
E sua obra? Está livre daquelas impurezas textuais que frequentemente assaltam a mente do escritor? Se desejar conhecer a nossa proposta de revisão, acesse este link.
Durante a revisão de texto, realmente tratamos cada obra literária como uma verdadeira gema diamantina, à nossa frente, pronta para fazermos irromper aquele brilho genuíno que ocorreu na mente de seu autor.
Deste que conheci Mundo Escrito, leio as dicas, entrevistas e reflexões.
Parabéns, equipe maravilhosa!
Oi, Valentina! Estamos orgulhosos pelos comentários que você tem feito em nossas postagens. O que buscamos ao postar esses artigos, reflexões e entrevistas é inspirar pessoas que gostam de ler e de escrever. Se está surtindo efeito em você, estamos cheios de satisfação!