Aqui serão passadas algumas dicas para escrever bem. Todo mundo gosta de ler um texto bem escrito. Isso vale tanto para quem lê apenas buscando uma informação específica quanto para o crítico por natureza, aquele que só sabe ler com o “detector automático de erros” ligado.
A escrita pode ser seu melhor porta-voz
Em minha opinião, a escrita é a legítima e mais eficaz porta-voz. Sem influência de terceiros, ela transmite a mensagem direta do seu autor. Um porta-voz humano, por mais que seja preparado e suficientemente treinado, tem suas características pessoais e está suscetível a cometer erros de caráter humano.
Como nosso trabalho é dar suporte ao profissional da escrita, aqui falarei de alguns detalhes que considero importantes no processo de escrever, algumas dicas para escrever bem, sem adentrar nas questões gramaticais ou linguísticas, pois isso não seria possível agora, num simples post.
Sempre tenho dito que escrever é desenhar imagens mentais por meio do contorno das palavras. A primeira atitude do escritor deve ser tentar captar a imagem daquilo sobre o que se deseja escrever. Dessa forma, vê-se que a escrita é um passo secundário. Se, num concurso de redação, for apresentado um tema aos participantes, a ninguém será possível começar bem a escrita, com coerência e coesão, se antes não for traçado na mente pelo menos um rascunho imagético a partir desse tema. Mas, uma vez que alguma imagem mental já tenha se formado, então, por intermédio do “contorno” das palavras, torna-se possível a sua revelação.
O controle das emoções nos ajuda a escrever bem
Já que falamos em mente, podemos também atentar para o estado emocional durante a escrita. O estado emocional é de fundamental importância porque é um fator que intermedeia a imagem mental e o ato de escrever. Quando se está amando, é fácil falar de amor; quando alguém se sente bem, feliz, pode escrever sem bloqueios acerca do que deseja.
Mas é necessário muito cuidado com aqueles textos que escrevemos em estado de ansiedade! A escrita é a forma mais direta e possibilitadora na massificação do pensamento — mais do que a própria fala, porque as letras, sendo mais leves, vão sempre mais longe do que a voz… Por isso mesmo, um escritor famoso jamais deve apressar-se em publicar seu texto enquanto estiver sob o efeito da ansiedade.
O aumento da concentração melhora a qualidade da escrita. Já o estado de ansiedade nos mantém ocupados, tentando encontrar a solução para alguma anormalidade, sem liberdade para pensar no presente, naquilo que estamos escrevendo.
Antes da publicação de um texto, é necessário organizar bem as ideias e analisar as informações ali passadas. É por isso que a maioria dos escritores desenvolve bem os seus trabalhos tarde da noite, quando o silêncio é maior, o que facilita tanto a captação da imagem mental quanto a fluência vocabular e a inspiração.
Recapitulando as dicas para escrever bem
Portanto, recapitulando, para escrever bem é necessário primeiramente formar um conteúdo imagético daquilo que se deseja dissertar; em seguida, se possível, faça a escolha do local e do horário apropriados, quando se verá livre de responsabilidades paralelas, ruídos, e, principalmente, das perturbações emocionais. Enquanto espera pelo momento de escrever, procure aumentar a resolução da imagem em questão, amadurecendo suas ideias e fazendo algumas anotações, sempre que possível.
Quando chegar o momento da escrita, procure relaxar e afastar qualquer pensamento de inquietude. Canalize suas energias e procure se conectar com os elementos do mundo das ideias. É ali que se encontra o celeiro de toda inspiração, criatividade e intuição. Tudo aquilo que se captou e se escreveu a partir dessa conexão, por mais que tenha sido abundantemente proveitoso, deve passar por uma rigorosa revisão textual. Esse texto será o seu porta-voz, e você será o único responsável por qualquer erro que nele possa conter.
Se você não tem tempo suficiente para fazer isso, nossa equipe oferece esse serviço com responsabilidade e profissionalismo. Contate-nos para fazer um orçamento sem compromisso!