Desde a postagem do artigo Como superar a dificuldade de escrever, temos recebido comentários de leitores relatando as suas dificuldades particulares. Neste novo artigo, tentamos responder a uma das perguntas mais frequentes: “Como organizo as minhas ideias antes de escrever?”.
Escrever é um desafio inevitável para todos que lidam com textos. É uma questão de “acertar o ponto” entre o conhecimento e a didática.
Quando a gente consegue dominar um assunto, ou pelo menos captar o cerne da questão, é hora de se pensar na didática.
O problema surge quando a gente não preenche as lacunas da comunicação. Pense numa situação em que um bom pedreiro, que não escreve bem, resolve ensinar, por escrito, como se constrói uma parede.
Se ele deixa de informar que a parede deve estar no prumo e no nível, ter a massa adequada e outras particularidades, ninguém vai conseguir fazer uma parede tão bem como ele, mesmo tendo sido ele o professor.
Já ao vivo, ou num vídeo, se uma pessoa o estivesse acompanhando de perto, mesmo se o pedreiro deixasse de descrever alguma etapa que estivesse executando, seria possível, ao assistente, compreendê-la e até realizá-la corretamente.
O objetivo da escrita é transmitir informações
Cada área do conhecimento possui inúmeros elementos, conceitos, linguagens e situações próprias. O advogado, por exemplo, no exercício de suas atividades, deve inteirar-se suficientemente do processo de cada cliente seu, para poder redigir suas petições e demais documentos com as devidas informações. Inclusive, se você é advogado, saiba que oferecemos o serviço de degravação de audiências, está bem?
Cada item de um processo judicial tem sua importância. E a omissão de um deles, por parte do advogado, pode acarretar em prejuízos – leves ou graves – para seus clientes.
Felizmente, não são todos os textos que põem em risco a liberdade das pessoas! Mas, certamente, qualquer pessoa que escreve corre o risco de não preencher as lacunas a que se propõem.
Escrever bem é o resultado de um intenso exercício interno e externo. Ou seja, antes de escrito, um assunto precisa ser ruminado, esmiuçado, posto a prova. Como? De diversas formas: pesquisando; combatendo a ansiedade de terminá-lo antes da hora; pensando sobre ele enquanto se está escrevendo (e antes de iniciá-lo); experimentando outras abordagens mais atraentes; enfim, um bom texto nasce sempre que o escritor digere o assunto suficientemente e, depois, consegue enxergá-lo a partir de várias outras perspectivas.
Por isso, depois de escrito, é interessante deixar o texto “de molho” por um tempo. No prazo de um ou dois dias pode ser que ainda surja uma nova perspectiva.
Preenchendo as lacunas do texto
Hoje a tecnologia pode facilitar muita coisa. Aqui na Mundo Escrito adoramos aproveitá-la. Vejamos um exemplo muito simples – o gravador do celular. Depois de pesquisar livros, e-books, vídeos, podcasts, artigos etc., para saber se já podemos escrever, basta ligar o gravador do celular e começar a falar sobre o assunto, como se estivesse dando uma aula. Ao final, quando escutar a própria gravação, você perceberá as lacunas que ainda precisam ser preenchidas.
E é sempre mais fácil encontrar as respostas para um erro do que notar o próprio erro da situação. Por isso, quando estamos escrevendo, devemos sempre nos colocar na visão do receptor, de quem receberá a informação. Dessa maneira, ao final de cada informação bem passada, uma lacuna é preenchida na mente do leitor.
Ainda mais importante do que preocupar-se com a gramática é cuidar da didática do seu texto. Porque a gramática pode ser vista depois, até por um profissional. Já a informação que você deseja passar, talvez só possa ser dada por você — e mais ninguém. Se precisar, temos uma equipe de revisores profissionais à sua disposição!
Outra boa dica é varrer o texto em busca de trechos confusos ou com falta de clareza. Para isso leia o texto em voz alta ou peça que alguém faça isso por você. É batata!
Recapitulando os pontos importantes para organizar as ideias antes de escrever
1 – Escrever bem é um eterno desafio. Mesmo quando se trata de um tema conhecido. É então quando se faz necessária a aplicação da boa didática;
2 – Cada informação representa o preenchimento de uma lacuna na mente do seu leitor. Então, que lacuna você pretende ajudá-lo a preencher?
3 – Um bom profissional nem sempre consegue ensinar aquilo que ele mais sabe fazer, porque, para isso, é necessário desenvolver a habilidade de textualizar esse ofício.
4 – O bom escritor deve se antecipar às possíveis dúvidas de seus leitores.
Com este artigo, esperamos ter conseguido responder, pelo menos em parte, à questão que acompanha a maioria dos escritores: “Como organizo as minhas ideias antes de escrever?”
Muito bom. Acabei de ler o texto, estou aplaudindo!!!
Parabéns a pessoa ou pessoas que escreveram este texto
Caro Airton!
A Equipe Mundo Escrito ficou toda feliz pelo seu comentário e lhe agradece. Quando recebemos o feedback de algum leitor, sentimos que realmente vale a pena cada esforço de compartilhar aquilo que consideramos importante e que possa contribuir para a comunidade que escreve.
Mais uma vez, muito obrigado! 🙂
Excelente. Pra gente que se interessa em aprender ou aprimorar conhecimentos nesse âmbito. Escrever é muito bom, apesar de não ter esse hábito. Esse artigo foi bastante edificante. Parabéns e espero poder explorar mais seus conteúdos. E quem sabe um dia poder fazer parte deste grupo como um colaborador. Adquirir conhecimentos é muito saudável. Meu muito obrigado pela oportunidade. Um abraço!!!
Olá, Paulo!
Ficamos muito felizes pelo seu feedback. É sempre muito importante para nós sabermos se estão sendo úteis os nossos textos, de modo que possamos constatar se estamos indo no “caminho certo”, a cada post que publicamos. Muito obrigado mais uma vez por sua participação. E seja sempre muito bem-vindo! Sempre que quiser colaborar conosco, as portas estão abertas. 😉
Tutorial excelente. Gostei da dica sobre usar o gravador para avaliar o ensaio antes de escrever colocando-se no lugar do leitor. Parabéns.
Muito obrigado, Wellington!