Há quem realmente acredite que copiar o texto de um autor é plágio, mas de vários é monografia. Felizmente, nós sabemos que uma pesquisa considerável e comprometida não se faz digitando palavras-chave no Google e utilizando os comandos “Ctrl + C” e “Ctrl + V”.
Para construir um bom trabalho acadêmico, é necessário que haja originalidade. Por isso, selecionamos 4 dicas de ouro sobre buscas na internet que vão ajudar na sua construção de um autêntico trabalho acadêmico.
1. Direcione sua atenção
O buscador Google é, sem dúvida, uma grande ferramenta de pesquisa e ocupa um lugar essencial em nossos processos. Então, para que você possa aproveitar tudo o que ela tem a oferecer, o primeiro passo é focar o pensamento no assunto da pesquisa.
Por exemplo: suponhamos que a sua pesquisa é sobre as contribuições do exercício físico para a saúde. Para direcionar a atenção nesse caso, destaque os termos principais do tema (“exercício físico” e “saúde”). Em seguida, centre a sua busca nesses conceitos e na relação que eles mantêm.
Dessa maneira, você vai direto ao ponto e não perde tempo com os assuntos paralelos e as inúmeras dispersões do ambiente virtual. Ao focar o pensamento, há mais chances de colher dados objetivos e de processar apenas aqueles que nos interessam.
2. Organize as informações
Na internet, é possível encontrar preciosas informações em revistas acadêmicas, blogs (incluindo os comentários dos posts), artigos, e-books, entre outros materiais. Então, o segundo passo, depois de atingir o alvo da sua pesquisa, é organizar os resultados por ordem de relevância.
Pense: “quem são os especialistas mais destacados na área?”. A partir disso, organize os textos e materiais relacionados a esses autores. Cabe lembrar que geralmente há mais de um especialista e entre eles pode existir divergência de ideias.
Então, analise as perspectivas que eles apresentam, anotando quais são os pontos de concordância e de divergência.
3. Assuma um posicionamento
Quanto mais você se inteirar sobre as informações trazidas por autores de peso na área de sua pesquisa, mais você estará preparado para o terceiro passo: começar a formar o seu ponto de vista.
O seu ponto de vista é o que realmente interessa para quem vai ler o seu trabalho acadêmico. Seu leitor quer ver o que você apresenta de solução a partir do assunto, ou seja, o que você propõe de diferente.
Portanto, é fundamental conhecer as propostas apresentadas anteriormente e, em seguida, elaborar um posicionamento autoral.
4. Argumente
Como quarto passo, durante o processo de escrita, faça uma boa argumentação e deixe clara a sua compreensão acerca do assunto. Para isso, tome como base os autores de destaque e exponha o que você considera importante: conceitos, diferenças e confluências.
Dessa forma, quando alguém avaliar a sua produção, encontrará um conteúdo genuinamente seu, resultando, assim, em uma contribuição relevante para o assunto em questão.
Se você precisa de apoio para aprimorar sua escrita, talvez seja do seu interesse saber que oferecemos serviços de: revisão textual, formatação, transcrição de áudios e digitação. Se precisar de nosso apoio, fique à vontade para entrar em contato. Teremos prazer em ajudá-lo!
P.S: Cadastre seu email no formulário abaixo para ser avisado sempre que postarmos um novo artigo:
Muito bom, este site. Bastante funcional, principalmente para quem está se propondo a realizar trabalhos acadêmicos. Parabéns ao seu criador.
Olá, Maria José! Somos muitíssimo gratos pelo seu feedback. Desculpa a demora na resposta. Só agora vimos que o seu comentário não foi respondido. 😉