A influência da leitura na arte de escrever é imensa. O processo de escrita é minucioso e, para alguns, um dom. Não é simples, mas para certos escritores pode ser um processo muito natural.

A escrita envolve um conjunto de fatores: boa gramática, coesão, coerência e, entre outras coisas, um bom conteúdo. Em todos esses elementos, o ato de ler tem muito a contribuir.

Há pessoas que amam escrever, mas não têm o hábito da leitura. Então, se perguntarem se é possível escrever muito lendo pouco, a resposta é sim. No entanto, a qualidade da escrita de quem lê pouco pode ficar comprometida – ou, pelo menos, inferior ao que poderia ser.

 

Como a leitura influencia na escrita?

 

Se você escreve e já é um leitor assíduo, talvez não tenha percebido o quanto a leitura o influencia. Talvez. Mas se você ainda não tem o hábito de ler constantemente, experimente começar. Com certeza, a mudança será perceptível!

Entre os diversos benefícios que a leitura pode trazer à escrita, vamos pontuar alguns dos mais importantes.

Garota lendo em dispositivo eletrônico

Vocabulário

Tendo em mente um país como o Brasil, veremos que a língua portuguesa é rica em expressões. Para cada comunidade de falantes, há uma variante. Isso falando apenas de Brasil, mas nos lembremos de que a língua portuguesa é falada em diversos países – muitos localizados no continente africano – e que, assim como o nosso, foram colonizados por Portugal.

Um vocabulário riquíssimo está à nossa disposição! Podemos escrever com muito mais requinte, propriedade e profundidade se fizermos uso das possibilidades que se apresentam por meio do contato com a leitura.

 

Ortografia

A influência da leitura na arte de escreverÀ medida que lemos, começamos a internalizar as regras ortográficas naturalmente por meio de nossa memória visual. Contudo, é importante que as boas obras sejam selecionadas para auxiliar nesse objetivo.

Muitos já tinham dificuldades com a ortografia antes do Novo Acordo Ortográfico, depois que ele entrou em vigor, o desalinho parece ter aumentado. Como já faz um bom tempo que as publicações estão de acordo com a Nova Ortografia, estar em dia com a leitura pode ajudar no domínio dessas atualizações.

Caso as dúvidas ainda permaneçam, podemos contar com a incrível possibilidade de fazer uma rápida consulta em dicionários online.

 

Coesão e Coerência

 

Muitas pessoas têm ótimas histórias e ideias para compartilhar, mas apenas isso não basta. Às vezes, tudo é muito claro em nossa mente, mas, depois de escrito, o resultado nem sempre é tão satisfatório. Um dos motivos para esse impasse pode ser a falta de coesão ou coerência no texto.

Se você tem dificuldade em conectar suas ideias e transformá-las em um conteúdo lógico e claro, ler outros textos poderá ajudá-lo. Basta observar atentamente como os demais autores constroem e organizam sua produção textual. Há várias maneiras para executar esse processo, assim, identificar como elas são trabalhadas em outros textos pode ampliar suas possibilidades

O artigo “Afinal, o que é coerência e coesão?” pode ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse quesito.

 

Estilo de escrita

Praticando a escrita

A leitura pode também enriquecer o estilo da sua escrita. Portanto, leia prosa, poesia, ficção, romance, artigos, crônicas, todos os gêneros que puder. Cada escritor tem um estilo próprio. Ao ler seus textos, naturalmente vai perceber que seu modo de escrever se tornará mais fluido; você adquirirá mais segurança e agilidade na escrita.

Se eu só conheço um estilo de escrita, o meu, fico limitado a ele. Mas se tenho contato com outros estilos, consigo aprimorar o meu próprio.

 

Criatividade

 

Criança lendo um livro atentamente

Ler possibilita que entremos em contato com culturas diversas; permite acessar mundos pouco explorados por nós. Dessa maneira, é possível ampliar horizontes e ter novos insights. Quanto mais lemos, mais nossa criatividade é estimulada.

Já diz o ditado: “nada se cria, tudo se copia”. A criatividade nada mais é do que uma construção de ideias, que pode ser extremamente enriquecida quando temos um leque maior de referências para nos inspirar.

Concluindo, a leitura só tem a contribuir para nossa escrita!

Qual o maior benefício que a leitura trouxe para a sua escrita? Sinta-se à vontade para compartilhar conosco.

Se você ainda tem dúvidas a respeito desses tópicos e precisa de ajuda para conferir se o seu texto está bem elaborado, coeso e coerente, a Mundo Escrito tem uma equipe de revisores pronta a ajudar! Para pedir um orçamento, clique aqui.

 

Torne isto mais acessível.