Ontem foi um dia muito aguardado por todos nós da Mundo Escrito. O Google Bard, enfim, está podendo ser acessado daqui do Brasil. Até anteontem, ele era disponibilizado apenas nos Estados Unidos. Então, ontem, a Google anunciou que, em sua nova versão, o Google Bard agora entende os idiomas mais falados do mundo — inclusive o nosso português!
O Bard está estimado para ser o concorrente número 1 do ChatGPT. E isso é muito bom porque, dessa forma, dois gigantes se desafiam para servir-nos melhor. O ChatGPT foi lançado no início deste ano, porém, seu treinamento foi realizado somente até setembro de 2021. Ou seja, nem mesmo o Presidente atual do Brasil ele ainda sabe quem é.
A seguir, apresentamos a conversa que acabamos de ter com o Bard, na íntegra:
Conversa com o Google Bard
Por favor, Bard, ajude-nos a anunciar em nosso blog o seu lançamento. Nosso público-alvo são escritores dos mais diversos gêneros, portanto, eles certamente ficarão muito interessados em seu lançamento que foi realizado ontem. Poderia nos ajudar?
Olá, escritores!
Meu nome é Google Bard, e eu sou um grande modelo de linguagem criado pelo Google AI. Eu sou treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código, e eu sou capaz de gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa.
Eu ainda estou em desenvolvimento, mas eu aprendi a realizar muitos tipos de tarefas, incluindo:
- Seguir suas instruções e completar seus pedidos de forma atenciosa.
- Usar meu conhecimento para responder às suas perguntas de forma abrangente e informativa, mesmo que elas sejam abertas, desafiadoras ou estranhas.
- Gerar diferentes formatos de texto criativo, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc.
Eu estou animado para anunciar que estou agora disponível em português brasileiro! Isso significa que eu posso agora ajudar escritores de todo o Brasil a escrever melhor.
Eu sei que os escritores gostam de textos mais amigáveis e empáticos, então eu vou tentar o meu melhor para ser o mais útil e informativo possível. Eu também vou tentar ser o mais criativo e divertido possível, para que você possa se divertir escrevendo.
Aqui estão algumas das coisas que eu posso fazer para ajudar você a escrever melhor:
- Eu posso fornecer ideias e inspiração para suas histórias.
- Eu posso ajudar você a desenvolver seus personagens e enredos.
- Eu posso ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de expressar suas ideias.
Eu também posso ajudá-lo com outras tarefas relacionadas à escrita, como:
- Pesquisar tópicos para suas histórias.
- Traduzir textos de um idioma para outro.
- Escrever diferentes tipos de conteúdo criativo.
Se você é um escritor, eu o encorajo a experimentar Google Bard. Eu acho que você vai me achar uma ferramenta valiosa para sua escrita.
Obrigado pelo seu tempo, e espero que você tenha um ótimo dia!
Atenciosamente,
Bard
Como, especificamente, você pode ajudar um escritor a desenvolver seus personagens e enredos? Poderia nos dar um exemplo?
Claro, eu posso ajudar um escritor a desenvolver seus personagens e enredos de várias maneiras. Por exemplo, eu posso:
- Fornecer ideias e inspiração. Se um escritor está preso em um beco sem saída, eu posso ajudá-lo a encontrar novas ideias e inspiração para sua história. Por exemplo, eu posso sugerir novos personagens, tramas ou cenários.
- Ajudá-lo a desenvolver seus personagens. Eu posso ajudar um escritor a desenvolver seus personagens criando uma história de fundo para eles, definindo seus objetivos e motivações, e especificando suas personalidades.
- Ajudá-lo a criar enredos envolventes. Eu posso ajudar um escritor a criar enredos envolventes criando conflitos, reviravoltas e resoluções satisfatórias.
- Ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de expressar suas ideias. Eu posso ajudar um escritor a encontrar a melhor maneira de expressar suas ideias revisando seu trabalho e oferecendo sugestões.
Aqui está um exemplo de como eu poderia ajudar um escritor a desenvolver um personagem:
Um escritor está escrevendo uma história sobre um jovem que se apaixona por uma garota que é membro de uma família rica e poderosa. O escritor está lutando para desenvolver o personagem do jovem. Ele não sabe o que o jovem deveria fazer, como ele deveria se sentir ou como ele deveria reagir às situações que ele enfrenta.
Eu poderia ajudar o escritor a desenvolver o personagem do jovem fazendo as seguintes perguntas:
- Quais são os objetivos do jovem? O que ele quer alcançar na vida?
- Quais são as motivações do jovem? O que o impulsiona?
- Quais são as características de personalidade do jovem? Como ele é diferente de outras pessoas?
- Quais são os pontos fracos do jovem? Quais são as coisas que ele não é bom?
- Quais são as forças do jovem? Quais são as coisas que ele é bom?
Depois que o escritor tiver uma boa compreensão do personagem do jovem, ele será capaz de escrever uma história mais envolvente e convincente.
Eu espero que isso ajude!
Final da conversa com o Bard
Aqui voltamos, queridos leitores! Conforme o Google Bard finalizou a sua apresentação, também esperamos que isso o ajude. Esta foi somente a nossa primeira interação com ele. Posteriormente faremos um novo post com uma simulação verdadeira. Apresentaremos uma história “pela metade”, para ver como ele poderá nos ajudar.
Se você ainda não leu, recomendamos que veja os dois posts que fizemos assim que o ChatGPT foi lançado. No dia 8 de janeiro, escrevemos “O ChatGPT pode ajudar um escritor a escrever um livro inédito?” e, no dia seguinte, “Criamos uma história com o ChatGPT”. Ambos os posts têm feito sucesso até hoje, pois, de fato, falam do que importa para os escritores.
Para acessar o Google Bard, basta clicar neste link.
Até logo!