Muita gente tem dúvida sobre a utilização dos gêneros masculino e feminino, no momento de um agradecimento. Obrigado ou Obrigada, qual o certo? Por isso, tentaremos elucidar essa questão de maneira bem didática. Antes, vejamos os tipos de raciocínio mais comuns a respeito dessa questão:
Raciocínio errado de agradecimento
“Quando agradeço a um homem devo dizer ‘obrigado’; quando agradeço a uma mulher, devo dizer ‘obrigada’”.
( ) certo (X) errado
Raciocínio correto de agradecimento
“Ao agradecer, uma mulher deve dizer sempre “obrigada”; e o homem, quando agradece, diz sempre “obrigado”.
(X) certo ( ) errado
Obrigado ou obrigada – a explicação
Dizer “obrigado” ou “obrigada” significa mais ou menos isso:
“Porque você me fez um favor, então, sinto-me na obrigação de retribuí-lo, quando precisar de mim”.
Conclusão: obrigado ou obrigada?
Uma mulher diz sempre OBRIGADA
Um homem diz sempre OBRIGADO
Então, anote isso – não importa se você está agradecendo a um homem ou a uma mulher – diga sempre “obrigado” se você é homem e, se você é mulher, diga sempre “obrigada”.
Curiosidade: algumas pessoas não gostam de expressar agradecimento colocando-se “na obrigação” de retribuir, já que se trata de gentilezas. Então, ao invés de “obrigado” ou “obrigada”, dizem “grato” ou “grata”, isto é, expressam o sentimento de gratidão, ao invés de declararem-se obrigados a retribuírem alguma coisa.
A língua é viva e, por isso, precisamos acompanhá-la de perto. Um exemplo disso é que, mais recentemente, o termo “gratidão” vem sendo usado para expressar agradecimento. Aparentemente, a expressão é mais usada por pessoas ligadas a filosofias espirituais.
É natural para quem escreve com regularidade deparar-se com certas dúvidas gramaticais. Afinal, nosso idioma é um dos mais ricos do planeta. Quando o texto é apenas uma anotação pessoal ou é direcionado para um ente querido, os erros mais comuns não fazem muita diferença. Mas, se o seu público é constituído de um número maior de leitores, tome cuidado! Não vale arriscar-se.
Assim, se precisar de apoio, conte com a nossa equipe de revisores. Ela está sempre pronta para prestar serviços de Revisão de Texto profissionalmente. Faça um contato conosco e conheça a nossa proposta!
a muito tempo tinha essa duvida… eu sempre achei que deveria dizer obrigada,mas vi professoras com curso superior dizendo obrigado que fiquei em duvida… por isso tomei essa decisao de procurar uma resposta. grata pela boa informaçao.
Boa tarde. Obrigada pela informação. Uma pergunta: Como irei saber quando dizer “Obrigada ou Obrigado” estando na Internet e não conhecer a pessoa invisível? Obrigada.
Oi, Elizabeth! Como você é mulher, não importa se é a um homem ou a uma mulher e não importa se o seu interlocutor não revela seu gênero sexual, você sempre dirá “Obrigada”.
Boa noite obrigada pela informação
Muitíssimo Obrigada!!
E correto dizer muitissima obrigada?
Olá, Jozilene!
Grato pela sua participação.
Você pode dizer “muitíssimo obrigada”, mas nunca “muitíssima obrigada”. A palavra “muito”, neste caso, é um advérbio. E advérbios não sofrem variações de número nem de gênero. Em outras palavras, o advérbio “muito” não recebe variações para o feminino nem para o plural.
MAS, há situações em que você poderá encontrar, por exemplo: “muitas águas vão rolar”. Neste caso, a palavra “muita” é um pronome, e não um advérbio.
Esperamos ter respondido à sua dúvida.
Obrigada pela explicação. – e quando a mulher tem agradecer ao grupo de só homens, ou só mulheres, ou homens e mulheres, e quando o homem tem agradecer a mesma situação, numa reunião por exemplo.!!!!!!!!
Olá, Celia!
Agradecemos a sua participação. Porque você é mulher, sempre diga “obrigada”, não importa se estiver falando com um homem, com uma mulher ou com ambos. Da mesma forma, se estiver falando com um grupo de homens ou de mulheres. Numa reunião, por exemplo, onde tem homens e mulheres, você pode agradecer dizendo, por exemplo, “Obrigada a vocês todos!”. Se fosse um grupo só de mulheres, você poderia dizer “Obrigada a vocês todas!”.
Esperamos ter tirado as suas dúvidas. Mas, se ainda sobrou alguma, escreva-nos!
Um abraço e continue participando. Sua participação traz grande alegria para todos nós! 🙂
Em 01/ 05/2018 Fátima Lima
Gostei muito, pois aprendi como agradecer um homem! Confirmando a minha certeza, digo eu obrigada para a mulher? Ou para as mulheres? E digo eu obrigado para um homem, ou obrigado a todos os homens caso de mais de dois homens.
Olá, Maria de Fátima. Diga SEMPRE obrigada quando for agradecer. NÃO IMPORTA se agradece a uma mulher ou a um homem; não importa se agradece a mil mulheres ou a mil homens. E, ainda, não importa se são mulheres e homens juntos. É como se você estivesse dizendo assim: “sinto-me OBRIGADA a retribuir o que você fez por mim”. Só um HOMEM deve dizer obrigado.
Quando vou a agradecer a um homem só digo obrigada sempre obrigada,E isso?
Isso mesmo, Shirley. Mulher sempre diz obrigada; e homem sempre diz obrigado. Não importa se você está agradecendo a um homem ou a uma mulher. É simples assim. 😉
Muito agradecida,solucionei meu problema,,estava em duvidas e não estou mais…
Que bom, Stella! Isso nos dá muito prazer! 🙂
sou mulher , agradecer um homem, eu agradecendo seria Obrigada ! sempre ou grata .
seria maneira mais correta
Olá, Heila!
Grato por participar comentando. Isso mesmo, mulher diz sempre obrigada, não importa se está agradecendo a um homem ou a uma mulher. É sempre obrigada.
Já o homem, sempre deve dizer obrigado, não importa se está agradecendo a uma mulher ou a um homem.
Grata ou grato é outra forma de agradecimento. Normalmente, quem agradece assim tem mais trato com o bom português.
Excelente explicação, parabéns pelo post. Porém tenho uma dúvida: essa aplicação de “obrigado” e “obrigada” sempre existiu? Ou foi algo implementado de alguma década passada? Obrigado desde ja!
Caro Rafael,
Grato pelo seu comentário e participação.
Para responder à sua pergunta com precisão, seria necessário fazermos uma pesquisa. Entretanto, no momento não nos será possível fazê-lo. Mas sugiro que pesquise, no google mesmo, um desses dois termos: “agradecimento +etimologia” ou “obrigado +etimologia”.
Posteriormente iremos atualizar esse post inserindo mais essa informação, que realmente é interessante. Para ficar a par de nossas postagens, basta assinar a nossa newsletter. Dessa forma, sempre que fizermos alguma atualização por aqui você será informado por email. Mas, além de assinar a newsletter, é necessário também confirmar a assinatura, clicando num link que será enviado ao seu email.
Um abraço!
Axel e Equipe
É na escrita , eu sendo mulher; digo obrigado ou obrigada!?.
Tanto faz falando ou escrevendo, Ovidia, mulher diz sempre “obrigada”.
Somos gratos pelo seu comentário 😉
Eu também tinha esta duvida, inclusive uma secretaria chegou a teimar comigo uma vez que nao existia obrigada em ipotese nenhuma.
Fico grata…
Muito boa a colocação de vocês, explicaram muito bem, e gravei o certo agora porém tinha dúvidas.
Muito obrigada pelas respostas estava com muitas dúvidas com relação a isto!
Olha, parabéns a vocês pelo site!
E “OBRIGADO”! Rsrsrsrsrs
Isso é uma confusão hoje em dia. Antigamente era encarada como adjetivo hoje até mesmo em dicionários modernos estão encarando a palavra como interjeição. Alguns dizem ser uma mutação gramatical. Vai saber , lendo a explicação abaixo ainda fico mais confuso. Prefiro ver uma mulher dizer Obrigada, é muito mais bonito.
Mas fica a dúvida
Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais ? kkkk
Encarada como um adjetivo, sendo esta a perspectiva mais tradicional e considerada pela maioria a mais correta, a palavra obrigado é variável em número e em gênero, concordando com a pessoa que está praticando a ação, ou seja, concordando com a pessoa que está agradecendo. A pessoa que agradece diz que está obrigada a retribuir o favor em outra situação. Assim, um homem está obrigado, uma mulher está obrigada, vários homens estão obrigados e várias mulheres estão obrigadas. Neste sentido podemos substituir a palavra obrigado por outras sinônimas, como grato e agradecido.
Exemplos:
Um homem agradecendo: Obrigado por tudo que você fez por mim!
Uma mulher agradecendo: Obrigada por tudo que você fez por mim!
Um homem agradecendo em nome de vários: Obrigados por tudo que você fez por nós!
Uma mulher agradecendo em nome de várias: Obrigadas por tudo que você fez por nós!
A flexão em gênero e número da palavra obrigado é facilmente verificável nos outros sentidos da palavra obrigado.
Exemplos:
Ele foi obrigado a ceder o lugar.
Ela foi obrigada a ceder o lugar.
Eles foram obrigados a ceder o lugar.
Elas foram obrigadas a ceder o lugar.
Encarada como uma interjeição, sendo uma perspectiva mais recente mas já confirmada por vários dicionários, é uma palavra invariável, não havendo flexão em gênero e número. Assim, deve ser usada a palavra obrigado, quer seja homem ou mulher, uma pessoa ou várias pessoas. Neste sentido podemos substituir a palavra obrigado por outra sinônima, como: valeu! Principalmente quando usada isoladamente, não há nada que indique que é um adjetivo e não uma interjeição de agradecimento invariável, como as interjeições: Apoiado! Ótimo! Boa!
Exemplos:
Um homem agradecendo: Obrigado!
Uma mulher agradecendo: Obrigado!
Um homem agradecendo em nome de vários: Obrigado!
Uma mulher agradecendo em nome de várias: Obrigado!
Obrigado, muito obrigado, fórmula estereotipada de agradecimento (reduzida a frase nominal pela omissão do verbo auxiliar “fico.
Portanto, adjetivo com flexão de gênero e número.
Um homem agradecendo: (fico) muito obrigado.
Uma mulher agradecendo: (fico) muito obrigada.
Um homem agradecendo em nome de vários homens: (ficamos) muito obrigados.
Uma mulher agradecendo em nome de várias mulheres;: (ficamos) muito obrigadas.
Entretanto, a expressão pode ser substantivada, quando dizemos: ‘Deixamos aqui o nosso muito obrigado por tudo”.
Nesse caso, a expressão não sofrerá flexão de gênero ou número, pois está substituindo o substantivo masculino agradecimento.
Quero agradecer as explicações!
Eu já sabia que deveria usar obrigada, por ser mulher, e, ainda que tivesse uma ideia da diferença entre obrigada e grata, ao ler esta explicação fiquei esclarecida!
Mas tenho uma questão, quando me dizem obrigado(a) eu retribuo com o “de nada” é correcto? e quando usam o grato(a) devo usar a mesma expressão?
Grata.
Oi, Raquel!
Que bom receber a sua participação. Percebi que você fala de Portugal, e isso é uma honra para nós. 🙂
Quando alguém lhe diz “obrigado” ou “obrigada” você pode responder “de nada”, ou “por nada”, ou “obrigada eu”. Essas respostas corretas. Respondendo assim você está dizendo, respectivamente: de nada (não se sinta obrigado ou obrigada a fazer nada por isso); por nada (por nada você está se sentindo na obrigação de retribuir); obrigada eu (você está dizendo que, por cortesia, é você quem se sente obrigada a continuar sendo solícita, ou disponível, para continuar ajudando sempre que for preciso).
Há também outras respostas: “não por isso”; “eu é que me sinto agradecida”; “não há de quê” etc.
Quando nos dizem “grato” ou “grata”, podemos responder da mesma forma (grato/grata, o que significa que a gratidão é recíproca).
Essas são as maneiras mais comuns de se agradecer/responder. Mas, de fato, não há uma regra rígida. Considere que os agradecimento e suas respostas são mais expressivos quando feitos de maneira espontânea, mas, claro, observando sempre as regras da escrita e da fala.
Gratidão por estar participando de nossa discussão!
Olá, existe uma dúvida a respeito da forma correta de se ESCREVER … Até onde eu sei, aprendi no período escolar, apesar da forma de se falar o agradecimento seja variável para homens e mulheres, a escrita deverá ser feita sempre no masculino, ou seja, deve-se ESCREVER sempre “OBRIGADO”… Confere??!!
Olá, Daniella!
Grato por sua participação.
Se quem está escrevendo em agradecimento não se identifica em termos de gênero (masculino ou feminino), sim. Ele deve escrever sempre “obrigado”. Por exemplo:
“Nós, do Mundo Escrito, gostaríamos de dizer que ficamos sempre muito felizes, sempre que surge um novo comentário em nossos posts. Por isso, muito obrigado!”
O exemplo que utilizei também é verdade! 😉
Obrigado!
Boa noite!
Eu quando escrevia sempre colocava “obrigada”,por eu ser do sexo feminino, mas estes dias me disseram que sempre quando eu escrever sempre devo usar o “obrigado”, qual o correto quando vou agradecer alguém específico?
Paula, seja escrevendo ou falando, diga sempre “obrigada”. Você só deveria dizer “obrigado” ao escrever se não se identificasse como sendo do sexo feminino. Grato pelo seu comentário.
Coreecto é…
“Ao agradecer, uma mulher deve dizer sempre “obrigada”; e o homem, quando agradece, diz sempre “obrigado
Grata então.
Bjs
Foi um prazer, Arminda! Volte sempre! 🙂
Bom dia. Tenho uma colega advogada que diz que nunca agradece usando OBRIGADA, sim obrigado para ambos os sexos, ela afirma que aprendeu que no MUNDO jurídico está errado a diferença de gêneros. Afirma que, referindo-se dessa forma em uma ação judicial será advertida pelo juiz. Está correto por ser advogada e nesse mundo jurídico usar somente obrigado, mesmo sendo mulher?
Oi, Carla!
Antes de te responder, consultei nossos revisores e, também, alguns amigos advogados. Todos, por unanimidade, disseram-me que isso não procede.
A razão é que a palavra “obrigado” é um adjetivo e, como tal, deve concordar com o sujeito. Se for um homem, “obrigado”; se for mulher, “obrigada”.
Consultamos também no Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, cuja explicação corrobora com a nossa resposta.
Muito obrigado por sua participação!
A Polícia Militar agradece: obrigado ou obrigada
a polícia militar representa homens e mulheres quando ela está agradescendo
por outro lado é substantivo feminino,
igual caso seria uma empresa agradecendo em nome dos funcionários
como ficaria
Oi, Alexandre!
As suas colocações, realmente, tocam nos pontos que mais geram dúvidas na hora do agradecimento.
Entretanto, conforme respondemos à questão acima (da Carla), já que as palavras “obrigado” e “obrigada” são adjetivos, elas devem concordar com o sujeito. Neste caso, o importante é saber se o sujeito, na frase, é masculino ou feminino. Sempre que feminino, será “obrigada”; e sempre que for masculino, “obrigado”.
Ficamos muito felizes por todas essas reflexões comentadas por vocês. Elas agregaram ainda mais valor a este post.
Muito obrigado!
Parabéns pelo esclarecimento tão oportuno! Uma das respostas ao “Obrigado” que eu sempre uso, mas já vi muita gente dizer que está errada (embora eu não concorde), é: “Obrigada (ou, se for um homem, obrigado) a você”, pois o sentido é: “[Eu é que estou] obrigada(o) a você”. Quanto à pergunta do Rafael, fiz uma busca rápida e verifiquei que José de Alencar já empregava a forma “obrigada” em seus escritos, portanto, a conclusão é que mão é algo de décadas recentes. Está aqui o exemplo: “CLARINHA – Muito obrigada!… Não esperava tanto da sua amabilidade. (Afasta-se.)” http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000165.pdf
Olá, Rosangela!
Seu comentário foi interessante.
Você trouxe uma resposta ao comentário do Rafael e, além disso, citou mais uma forma correta de se responder à expressão de agradecimento “Obrigado”. Sim, “Obrigado(a) a você” está correto. Ou seja, é como se disséssemos: “Imagina! Eu é que me sinto obrigado(a) a retribuir este favor a você”. Outra forma que também é correta é “Obrigado(a) eu” Aqui, o que está sendo dito é “O(a) obrigado(a) aqui sou eu”.
E obrigado pela sua participação 😉
e quando agradecemos em nome do time? Por exemplo: um time de futebol feminino faz uma faixa agradecendo a outra jogadora eu parou de jogar. ai no final coloca obrigado para concordar com o time (que é quem está agradecendo) ou obrigada (por ser um time de meninas)?
Como agradeço a pessoa de Deus, obrigada ou obrigado?
Obrigado pelo seu comentário, Elizete!
A pessoa que agradece, não importa se agradece a um ser masculino ou feminino, ela sempre vai dizer obrigado se for homem e obrigada se for mulher.
Na Índia é comum as pessoas se referirem a Deus também como mãe; nós ocidentais somos acostumados a nos referir a Deus como pai.
Mas isso não importa: se você é mulher, diga sempre “obrigada”; nunca “obrigado”.
Volte sempre!
Boa noite, gostaria de saber quando estamos em um contexto geral usamos obrigado ou obrigada?
Ex.: Obrigada ou obrigado por confiar seu coração em nossa escola!
Neste exemplo, você pode usar a frase assim:
“Obrigado(a) por confiar seu coração em nossa escola!”.
Mas, se você escrever apenas “Obrigado por confiar seu coração em nossa escola!”, também está correto. O masculino generaliza. É o mesmo que dizer “O homem é um ser racional”, ou seja, o homem, aqui, representa os seres humanos dos sexos feminino e masculino.
Boa tarde!! gostaria de tirar uma dúvida .Hoje Hoje e meu aniversário, como eu agradececo homem e mulheres juntos? Desde agradeço.
Vani, FELIZ ANIVERSÁRIO!!! 😀
Não importa se você fala com mulheres ou com homens (ou para ambos os sexos de uma vez), sempre diga “obrigada”.
É simples assim 😉
Abraços!
Eu tenho uma grande dúvida, que não foi mencionado acima. Está descendo de um ônibus, um grupo de 30 pessoas, só dois sao homens, um desses homens é quem vai agradecer pelo grupo todo, nesse caso se diz obrigado ou obrigada. E se for o inverso?
Essa pergunta já foi respondida em outro comentário, Renato. Pode procurar que você a encontrará. Grato por sua participação!
e correcto um homem dizer uma de nos angolano,ou seja quando esta a falar de uma mulher. A Maria e uma de nos a ser reconhecida no mundo…e correcto um homem falar assim PROFESSOR
Olá, Dominique Valente!
O masculino generaliza conforme o contexto. É regra padrão da língua.
Só faltou estar no plural: uma de nós angolanOS.
Entendemos que quem estiver falando isso pode ser um homem OU uma mulher.
Se disser “uma de nós angolanAS”, com certeza é mulher.
A Maria é UMA de nós angolanos a ser reconhecida no mundo (correto, dando preferência ao gênero feminino por atração)
Ou
A Maria é UM de nós angolanos a…
(Correto, genérico)
É assim que entendemos. Eu prefiro a atração para Maria, a primeira opção, do que para angolano, a segunda.
Se considerar que não soa bem, que tal mudar a estrutura frasal?
Dentre nós os angolanos, a Maria com certeza será reconhecida no mundo.
boa noite axel! quando um hoje diz há uma mulher olá tudo bem? é comum responder, bem obrigada? desde já agradeço!
Oi, Deolinda!
Sim, é comum ouvirmos essa resposta. Quer dizer que a pessoa está agradecendo pelo interesse em seu bem-estar. Grato pela sua participação!
O Correto é gratidão por sua participação ou Gratidão pela sua participação?
Oi, Rafaela!
Ambos os casos estão corretos. Se você for agradecer de maneira impessoal, a várias pessoas por exemplo, talvez seja melhor usar o “por”; mas, se você estiver agradecendo a uma pessoa especificamente, o “pela” expressa uma maior objetividade.
Somos gratos pela sua participação! 😉
Boa tarde Axel!
Se um grupo de pessoas (homens e mulheres) querem escrever um bilhete de agradecimento, seria “obrigado” ou “obrigados”? E no caso de “obrigadíssimo”?
Muito obrigada pela sua atenção,
Gabriela
Bom dia!Eu devo dizer:eu não sou obrigada a fazer nada, ou, eu não sou obrigado a fazer nada.
Oi, Vânia! Como você é do sexo feminino, a frase correta é primeira, “não sou obrigada”. Grato pelo seu comentário e volte sempre!
Regra 1 – Sendo ADJETIVO, concorda com o gênero do falante. Quando indica um agradecimento, uma amabilidade, uma imposição. Sinônimo de algo forçado, imposto.
1.1 – Agradecendo algo – Maria disse: “Ora, obrigada pelas flores”. Já Pedro disse: “De minha parte, muito obrigado pelo presente”.
– Teresa disse: “Obrigada pelas boas palavras”. João confirmou: Obrigado pelos livros”.
– Marilena disse: “Obrigada por me levar ao teatro”.
1.2 – Imposição (por lei), hábito, prática, uso, obrigação.
– Maria disse: “Sou obrigada a fazer isso, como ma,ndou o delegado” (imposição da lei).
– “Sou obrigada a fazer assim, pois todas fazem” (hábito, prática, uso).
– “Sou obrigada a trabalhar dessa maneira, como ordenou o patrão. (obrigação).
1.3 – Imposição de alguma situação.
– “Sou obrigada a trabalhar no sol ardente” – disse Maria.
– “Na guerra, nenhuma mulher é obrigada a ficar em casa”.
1.4 – Sujeito a débito, encargo.
– Mariazinha está obrigada a pagar o mecânico.
– Maricota viu-se obrigada a cumprir o horário.
1.5 – Sujeito à necessidade, não pode ser dispensado.
– “Sou obrigada a trabalhar para sustentar minha mãe doente”.
– “Não há como escapar, sou obrigada a trabalhar.
—————————————————–
Regra 2 – Sendo INTERJEIÇÃO, ou em uso isolado, permanece sempre no masculino. É expressão de gratidão. Como se fosse um “neutro”. Não há qualquer obrigação de agradecimento por algo, ou ligação com algo.
– “Ora, muito obrigado!”.
– Maria disse: “Muito obrigado pela sua filha ter costurado minha blusa”.
– Deus deu à mulher a graça esperada. Ela agradece: – Ótimo, meu Deus! (e não “ótima”)
– Teresa agradeceu: – Obrigado, meu Deus! (e não “obrigada”).
– Simpático, não é mesmo? (e não “simpática”).
– Mariazinha percebe e tenta fazer troça! – Bonito, não? (e não “bonita”).
– A mulher disse: “Já recebi o presente, obrigado”
———————————————————-
Regra 3 – ADJETIVO e INTERJEIÇÃO na mesma frase.
A mulher não se sente muito obrigada por ter que falar “muito obrigado”. (uso do adjetivo e da interjeição na mesma frase).
– A mulher agiu muito bonito ao dizer obrigado a todos. (idem)
– Teresa não se ofendeu e disse obrigado às pessoas ali presente.
———————————————————
Regra 4 – COLETIVOS.
– A feminista terminou o discurso para outras feministas; “Apoiado”! (e não “apoiada”).
– No final da palestra da freira, as mulheres exclamaram: “Pronto! Agora falou”! (e não “pronta”)
– No Congresso, após o discurso da senadora, as mulheres gritaram: “Aprovado”! (e não “aprovada”).
———————————————————-
Regra 5 – SUBSTANTIVO. Não sofre flexão, sempre masculino e singular. É sinônimo de agradecimento, ou reconhecimento.
– O homem agradeceu: “o meu obrigado, sim senhor”.
– A mulher, quase chorando: “aceite meu obrigado, meu senhor”.
– O político no discurso: “a todos, nosso obrigado”.
– A feminista no plenário: “nosso obrigado a todos e todas”.
—————————————————————————————————–
Bom dia.
Desde já agradeço imensamente a vossa disponibilidade para comigo prestada.
Gostaria de saber…..se tá correto …….
Quando agradeço seja homens ou mulheres……eu sempre falei e falo…..obrigadíssima.
Ex:
Querido António Goarmon Pessoa, obrigadíssima pôr tudo .
Tá certo ou errado ?
Com os melhores cumprimentos
Sónia Costa
Oi, Sónia! Creio que você fala de Portugal, acertei? 🙂 Seja muito bem-vinda!
Respondendo à pergunta, “obrigadíssima”, que consiste em um superlativo de “obrigada”, é, sim, uma palavra que está sendo corretamente utilizada como forma de agradecimento, desde que quem a esteja pronunciando seja uma mulher.
Volte mais vezes! 🙂
Quero agradecer pela atenção que vcs me proporcionaram explicando- me oadjetivo; obrigada para uso feminino e obrigado para masculino. Muito grata!
Então eu aprende no passado que a maneira correta de se falar o “obrigado era uma frase unisex tanto valia para o homem ou mulher ♀️
Bom dia!!!
Por favor, para eu agradecer em meu nome e em nome do meu marido, seria como?
Oi, Ezia. Precisamos que você detalhe mais a sua pergunta. Poderia escrever aqui como você pretende agradecer?
Bom dia a todos e todas da incrível equipe do “mundo escrito.com”. É com imensa alegria que participo pela primeira vez dos comentários acerca das questões do “Português” escrito e falado nesse lindo País chamado BRASIL tão diverso e plural. Muitíssimo obrigada por esse relevante serviço prestado por vocês!. Ontem dia 20 de janeiro de 2024 fui advertida por um cidadão a quem agradeci à gentileza de me ter cedido a vez na hora de passar um único item de compra, haja visto que o mesmo estava com vários itens. Ao agradecer com “um muito obrigada!” o mesmo corrigiu-me dizendo: “obrigado” porque você é mulher agradecendo a um homem. Argumentei dizendo que uma mulher independente do gênero da pessoa com quem a mesma fala vai sempre dizer: “obrigada!”. Agora mais do que nunca e graças ao trabalho primoroso de vocês sei que quem estava certa era EU, e o mesmo é quem deve se atualizar. Aproveito a ocasião para pedir que vocês avaliem e comentem sobre a maneira como escrevo e os meus possíveis erros gramaticais e de concordância. Muito Bom Dia a todos!.
Ficamos felizes que você tenha aprendido conosco um pouco mais sobre a Língua Portuguesa de acordo com o que prescreve a norma-padrão.
Sua escrita é fluida e um pouco coloquial. Isso é ótimo, mas sugerimos que você se atente a alguns pontos, a fim de adequar a escrita ao que pede a Gramática Normativa.
Um dos erros que você cometeu foi quando escreveu “agradeci à gentileza”. Nesse caso, não há crase. Se você quiser saber um pouco mais a respeito da crase, clique aqui e veja a nossa postagem sobre o assunto. O verbo agradecer admite dois complementos, quais sejam: um objeto direto (o assunto, isto é, aquilo pelo que você é grata) e um objeto indireto (a pessoa, isto é, a quem você é grata). Portanto, o correto seria: “agradeci a gentileza (objeto direto) ao cidadão (objeto indireto)”, ou, simplesmente, “agradeci a gentileza”. Esta é uma questão de regência verbal. Também temos uma postagem tratando do assunto, que você pode conferir clicando aqui.
Outro erro que você cometeu com alguma frequência no seu texto foi ter utilizado “o mesmo” na função de pronome pessoal, papel este que ele não assume. Portanto, sugerimos que evite construções do tipo “o mesmo corrigiu-me”, optando por “ele corrigiu-me” (em que um pronome pessoal do caso reto está exercendo o papel que lhe cabe). Existem muitas maneiras de fazer referência a algo que já foi dito anteriormente na oração a fim de evitar repetições desnecessárias. Para saber mais, sugerimos que acesse nossa postagem sobre coesão referencial aqui.
Caso queira uma análise mais aprofundada da sua escrita, fique à vontade para contratar nossos serviços de revisão textual.