Participe! Inscrições abertas até 14/09/24
A Editora Natesha anunciou a abertura das inscrições para a primeira edição da revista literária “Na Dança das Palavras”. Esta edição inaugural convida escritores e artistas a explorarem o tema da Natureza através de poemas, crônicas, contos ou desenhos, promovendo uma reflexão artística sobre a importância do meio ambiente. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 14/09/24, e todos os participantes terão a oportunidade de ver suas obras publicadas em um formato digital acessível a todos.
Este projeto não está sendo realizado pela Mundo Escrito. Porém, como o consideramos uma iniciativa inclusiva e louvável, decidimos divulgá-la aqui em nosso blog.
A proposta é sensibilizar e conscientizar sobre um tema tão importante por meio da Arte. E também de promover e divulgar os artistas participantes. A obra será disponibilizada gratuitamente em formato PDF. Teremos um sarau virtual (e possivelmente presencial) para divulgar o lançamento da obra.
A participação é totalmente gratuita e não haverá cobrança de taxas de qualquer espécie. Cada participante receberá o arquivo digital (PDF) da obra, que pode e deve ser compartilhada livremente com todos.
Para participar, envie um poema, crônica, conto ou desenho que tenha como tema a NATUREZA para o e-mail [email protected], juntamente com uma foto e uma minibiografia (até 1000 caracteres).
Os textos selecionados serão, a critério dos autores, também disponibilizados em formato de vídeo (cada autor poderá gravar um vídeo declamando ou lendo o seu texto, e o link do vídeo será inserido na publicação de seu trabalho).
O envio da obra por e-mail implica a aceitação dos termos e condições deste edital.
E-mail para o envio: [email protected]
A Ideia que deu origem à criação da revista literária
A proposta da revista digital NA DANÇA DAS PALAVRAS teve uma origem curiosa. A ideia nasceu em um belo evento realizado em Salvador, Bahia: o BATE-PAPO MUSICADO que teve como tema “Itapuã e o Meio Ambiente”, no dia 9 de junho (domingo), com os palestrantes Clara Domingas e Thiago Siqueira e mediação musical de Amadeu Alves, na Casa Verde Itapuã (Av. Dorival Caymmi, 108).
Clara Domingas é artista, pesquisadora transdisciplinar, educadora popular, professora da rede pública municipal. Mestra em Antropologia, pesquisa a biorregião do Abaité. É co-fundadora do Fórum Permanente de Itapuã e idealizadora das Caminhadas Patrimoniais “Em defesa do Abaité”.
Thiago Siqueira é psicólogo, educador, consultor ambiental, pesquisador e quase-escritor. Fundador do Movimento Joguelimpo com Nossas Praias e coordenador da ONG JOGUELIMPO, com atuação em 31 municípios baianos. Especialista em Psicologia Ambiental e Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social.
O projeto CASA VERDE ITAPUÃ foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
O Bate-Papo Musicado foi recheado de falas muito ricas sobre os grandes desafios que a humanidade enfrentando com relação ao meio ambiente. Em um dado momento, a poeta Fátima Gomes, presente ao evento, solicitou que Fabio Shiva, editor da Natesha, organizasse uma antologia poética com o tema da Natureza. O pedido foi aceito com muita alegria e gratidão! Viva a Natureza! Viva a Poesia!