Mestrando ou doutorando, você sabe como gravar entrevistas (com iPhones e Androides)? Isso é fundamental para evitar problemas na hora da transcrição.

Como gravar entrevistasAntes de gravar suas entrevistas utilizando iPhones ou Androides, evite futuros trabalhos árduos na hora de transcrevê-las, ou preços muito altos se optar pela contratação do serviço de transcrição. Para tentar ajudá-lo, preparamos algumas dicas básicas que poderão auxiliá-lo nessa empreitada.

Dada a atual facilidade de se adquirir produtos eletrônicos de qualidade semiprofissional, cada vez mais amadores tem realizado atividades que antes eram executadas somente pelos profissionais. Assim tem sido com a fotografia, a música, o cinema e com diversas outras áreas. Isso não é ruim, pois possibilita mais independência para os que desejam e, de certa forma, exige dos profissionais ainda mais qualificação.

O que antes poderia demandar alto investimento e conhecimento de técnicas, hoje se faz com apenas alguns cliques ou toques.

A menos de uma década aqui no Brasil, por exemplo, quando um mestrando ou doutorando entrevistava as pessoas relacionadas ao seu objeto de estudo, ele precisava de uma parafernália de gravadores, microfones e vários outros acessórios; hoje, quase sempre, basta seu iPhone ou Smartphone.

Entretanto, infelizmente esses aparelhos ainda não fazem tudo sozinho, isto é, não basta ligar e começar a gravar. Para usufruir corretamente das suas funções, é necessário se tomar alguns cuidados em relação ao ambiente onde será realizada a entrevista e, também, conhecer bem pelo menos as configurações básicas do seu aparelho.

Além das configurações do aparelho, é altamente recomendável tomar alguns cuidados na hora de gravar, vejamos alguns:

Ambiente ideal para gravar entrevistas

Depois da configuração do seu aparelho, o fator mais determinante na conduta de uma gravação é o ambiente. É ele que indicará a necessidade (ou não) de quaisquer recursos adicionais.

Para se obter uma boa gravação utilizando somente o seu Smartphone ou iPhone sem a necessidade de outro acessório, o ambiente da entrevista deve ser o mais silencioso possível. Não encontrando um lugar adequado, se a gravação não for muito longa, o interior de um automóvel com os vidros fechados pode ser uma boa alternativa, pois o carro completamente fechado fica blindado contra a maioria dos sons externos.

Entretanto, se você tiver que gravar a entrevista em ambiente ruidoso, ou onde se venta muito, talvez precise utilizar um microfone (de lapela ou outro mais apropriado).

Utilização de softwares

A instalação de um software no aparelho também poderá ajudar proporcionando mais qualidade e ainda oferecendo outros recursos. Não tivemos tempo suficiente para gravar um vídeo adequado com o qual pudéssemos mostrar como fazer isso na prática; por esse motivo, sugerimos que assista ao vídeo abaixo (se seu aparelho é Android):

O vídeo acima mostra como e qual software pode ser instalado em seu Android.

Mas atenção: se o seu aparelho é Iphone, assista ao vídeo abaixo:

O Ivan Oliveira (autor dos dois vídeos acima) é expert na produção de vídeos e áudios.

Após a instalação do software, você verá que seu aparelho ficará bem mais poderoso para a gravação de suas entrevistas. Todo Smartphone ou iPhone possui um microfone interno. Localize-o[1]. Normalmente é um pequeno orifício. É dali que se captará toda gravação.

Uma vez que você tenha localizado o microfone no seu aparelho e esteja pronto para iniciar a sua entrevista, é importante também lembrar-se de deixá-lo sempre apontado para a direção de quem estiver falando durante a gravação, a uma distância de aproximadamente 30 ou 50 cm.

Essas foram nossas dicas de hoje. Esperamos tê-lo ajudado. Se você é acadêmico ou escritor (profissional ou amador) e deseja receber mais dicas relacionadas ao campo da escrita, cadastre o no formulário abaixo para recebê-las em primeira mão.

 


[1] Se não conseguir localizá-lo no seu aparelho, pesquise essa informação no guia de usuário que poderá ser encontrado na embalagem do próprio aparelho ou no site do fabricante.

 

Receber atualizações do nosso Blog?

Deixe seu e-mail abaixo:

 

Torne isto mais acessível.