Tempo estimado de leitura: 8 minutos

 

Este é o primeiro episódio de uma série de entrevistas que fizemos com editoras brasileiras: EP 01: Editora DQueiroz. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de vozes e de experiências no mercado editorial, a fim de oferecer aos escritores que nos leem um panorama do que é e no que tem se tornado o movimento editorial, neste cenário revolucionário de tantas mudanças no processo de publicação.

Nossa primeira entrevistada foi a Editora DQUEIROZ Edições Literárias Ltda., que, por sinal — já há alguns meses —, é nossa cliente do serviço de Revisão de Textos.

A história da Editora DQUEIROZ é singular. Originou-se do estúdio de criação DQUEIROZ Desenho e Arte, que já contava com mais de três décadas de experiência no mercado. Portanto, a editora é um produto relativamente novo. Mas não se deixe enganar pela sua “juventude”. A Editora DQUEIROZ tem uma missão clara, uma visão estratégica e um compromisso profundo com a disseminação da cultura e do conhecimento no contexto atual.

Então, sem mais delongas, vejamos o que nossa primeira entrevistada tem a nos dizer!

 

— Início da entrevista —

 

Mundo Escrito (ME): Como você descreveria a missão e a visão da DQUEIROZ? Há um foco ou nicho específico no qual vocês se especializam?

Editora DQUEIROZ (EDQ): Considerando que a Editora DQUEIROZ Edições Literárias é oriunda do estúdio de criação DQUEIROZ Desenho e Arte, no mercado desde 1988, a Editora em si é um produto novo no segmento editorial, atuando no segmento literário a partir de 2021.

O estúdio de artes, agora como editora, amplia a sua missão na busca constante de promover a disseminação do conhecimento, da cultura e da criatividade por meio da publicação de obras de qualidade. Para isto, o foco principal é o autor, especialmente aqueles autores que buscam conquistar um espaço no mercado literário tradicional. Queremos buscar, identificar, apoiar e dar voz aos autores novos, sedentos pela oportunidade de mostrar o seu talento.

Nossa visão está focada no futuro. O futuro do mercado literário é influenciado por uma série de tendências e fatores que estão moldando a indústria editorial, que se move na busca permanente de adaptação às novas condições tecnológicas, econômicas e sociais.

O crescimento da publicação digital: Os ebooks e os audiobooks continuam a crescer em popularidade, oferecendo aos leitores opções digitais mais acessíveis; a autopublicação e a publicação independente permitem que autores publiquem seus próprios livros sem depender de editoras tradicionais. Isso cria uma competição mais acirrada e uma maior diversidade de obras disponíveis para os leitores. A crescente demanda por livros que representem uma ampla gama de vozes e experiências é uma vertente sólida em ascensão. As editoras estão buscando publicar autores sub-representados e histórias que reflitam a diversidade do mundo.

As redes sociais desempenham um papel cada vez mais importante na promoção de livros e autores. Os leitores estão interagindo mais com autores e editoras por meio das mídias sociais. A surpreendente Inteligência Artificial, usada na criação de conteúdos, desde a geração de resumos automáticos até a assistência na escrita criativa, pode afetar a forma como os livros são escritos e editados. Novas tecnologias, como a realidade aumentada e os aplicativos de leitura interativa, estão sendo exploradas para enriquecer a experiência de leitura com elementos visuais e interativos.

Tudo isso resulta em um mercado globalizado. A publicação digital e a distribuição global facilitam o acesso a livros de todo o mundo, permitindo maior diversidade cultural.

Entendemos que a tecnologia e a mudança nas preferências dos leitores estão moldando o futuro da indústria editorial. Editoras e autores precisam estar preparados para se adaptar a essas tendências em constante evolução.

Portanto, nossa visão como editora é a permanência ativa de nossos princípios fundamentais, que regem a relação com nossos escritores e parceiros, e a flexibilização na adaptação aos novos tempos reservados ao mercado editorial.

 

ME: Com base na sua experiência, quais são as tendências atuais no mundo da escrita literária? Há algum gênero ou tema que esteja em alta?

EDQ: As tendências na escrita literária podem variar, ou serem influenciadas por fatores diversos. Algumas tendências e temas têm se destacado recentemente no mundo da literatura, tais como: (a) Diversidade e Inclusão — A representação de uma variedade de vozes, experiências e identidades tem sido uma tendência importante na literatura. Autores estão escrevendo sobre questões relacionadas à raça, ao gênero, à sexualidade, à deficiência e a outros aspectos da diversidade cultural; (b) Ficção Especulativa — A ficção especulativa, que engloba gêneros como ficção científica, fantasia e distopia, continua a ser popular. As histórias que exploram mundos imaginários, tecnologias futuristas e elementos sobrenaturais têm uma base de leitores dedicados; (c) Romance e Ficção Romântica — O romance continua sendo um dos gêneros literários mais vendidos, com subgêneros como romance de época e romance contemporâneo; (d) Literatura Jovem Adulto (YA) – A literatura YA continua a ser um gênero em crescimento, abordando questões relevantes para adolescentes e jovens adultos, incluindo relacionamentos, identidade, diversidade e fantasia; (e) Não Ficção Narrativa — Livros de não ficção narrativa que contam histórias reais de pessoas e eventos têm atraído leitores interessados em aprender enquanto são cativados por uma narrativa envolvente; (f) História Alternativa – Livros que exploram cenários alternativos na história, instigando a imaginação oposta a uma fato ocorrido, como: “e se a Segunda Guerra Mundial tivesse um resultado diferente?”. Esta linha tem atraído leitores interessados em reimaginar o passado; (g) Autores Autopublicados — O mercado de autopublicação continua a crescer, permitindo que autores independentes encontrem seu público diretamente, muitas vezes explorando nichos de mercado específicos; (h) Literatura de Não Ficção Inspiradora — Livros de autoajuda, memórias inspiradoras e livros de desenvolvimento pessoal estão em alta, refletindo um interesse contínuo por crescimento pessoal e bem-estar; (i) Literatura Ambiental e Sustentabilidade — O aumento da conscientização ambiental tem levado a um interesse crescente por livros que abordam questões ambientais e sustentabilidade; (j) História de Época e Retornos à Literatura Clássica — Alguns leitores estão redescobrindo ou explorando a literatura clássica e os romances de época.

Como podemos perceber, há uma riqueza incontestável de possibilidades nas mais diversas tendências do momento literário. Escritores e editores devem estar atentos a esses movimentos no propósito de crescimento e de propagação do seu trabalho.

 

ME: Quais são os maiores desafios enfrentados pelas editoras literárias hoje em dia? Como sua editora está se adaptando a esses desafios?

EDQ: Este é um tema bem complexo e abrange várias áreas importantes no segmento editorial. Um dos mais relevantes diz respeito aos custos de produção e de distribuição. A gestão eficiente dos custos é um desafio constante para a editora, que muitas vezes asfixia os custos de edição na busca da viabilização de fechamento do contrato editorial junto ao escritor.

Além desse aspecto, podemos destacar a expansão de autores autopublicados — na era digital, os autores têm mais opções do que nunca para publicar seus próprios livros, competindo diretamente com as editoras. Como uma editora originária de um estúdio de criação, onde a ilustração de livros sempre foi predominante, ocasionalmente autores independentes nos procuram para ilustrar seus livros, mas não produzem com a editora.

Outro desafio é a concorrência on-line cada vez mais intensa, com inúmeras opções de leitura disponíveis gratuitamente ou a preços muito baixos, o que torna difícil a diferenciação e a venda de livros.

Outro ponto significativo: mudanças nas redes de distribuição. Com o fechamento de livrarias físicas e com o domínio de gigantes do comércio eletrônico, há consequências significativas na visibilidade e na disponibilidade de livros.

Na busca diária de adaptação a estes desafios, a DQUEIROZ Editora desvia-se do olhar crítico, tão somente, não se desviando da realidade, mas a incorporando, na medida do possível, à sua estrutura produtiva.

 

ME: Como a ascensão dos livros eletrônicos e audiobooks afetou sua editora? Vocês veem isso como uma ameaça ou uma oportunidade?

EDQ: A DQUEIROZ Editora surge em meio à ascensão dos livros eletrônicos. A expansão dos livros eletrônicos trouxe mudanças significativas para as editoras, desde a forma como produzem e distribuem livros até a maneira como interagem com os leitores. Embora tenha trazido desafios, essa transformação também oferece novas oportunidades para expandir o alcance e a diversificação do catálogo, atingindo diferentes tipos de público. Atualmente estamos, por meio de uma parceria, oferecendo a edição de livros físicos juntamente à versão eletrônica.

 

ME: Qual é a estratégia de marketing da editora para promover novos lançamentos? Como vocês decidem quais livros receberão mais investimento promocional?

EDQ: A promoção de novos lançamentos é uma parte crucial da estratégia de marketing de uma editora. Atualmente estamos contratando profissionais externos voltados para atender a esta demanda de forma mais seletiva.

Entendemos que identificar o público-alvo é prioritário. A prática programada do marketing antecipado, ou seja, a promoção do livro antes do seu lançamento, por meio de teasers, prévias de capítulos, ou mesmo a divulgação da capa do livro nas redes sociais e no site da editora, tem sido um dos objetivos importantes.

Incluímos no site da editora uma página exclusiva para os autores, a Galeria de Autores, que está sendo reestruturada, com mais informações sobre o livro e o autor, bem como com informações sobre eventos de lançamento.

 

ME: Qual é o papel dos editores na revisão e no aperfeiçoamento de um manuscrito? Como vocês lidam com autores que podem ser resistentes a mudanças?

EDQ: No geral, os editores desempenham um papel crítico na melhoria da qualidade e da clareza do manuscrito, trabalhando em estreita colaboração com o autor para garantir que a mensagem seja comunicada de maneira eficaz. É comum o recebimento de textos que são bons na originalidade da narração, mas extremamente desorganizados no conteúdo. Em situações muito especiais, quando percebemos que dali pode sair algo bom, dedicamos algum tempo na formatação. No entanto, o trabalho de um bom revisor é que põe a casa em ordem. Ainda assim, encontramos algum obstáculo na aceitação do cliente no que diz respeito às sugestões de melhorias apresentadas. Mediante uma recusa acentuada que venha a comprometer a obra literária como um todo, como editor, me recuso a assinar embaixo. Sugiro ao autor que busque alternativas de publicação independente e que seja muito feliz no seu projeto.

Vale salientar que a árdua tarefa de reconstrução de textos tem sido recompensada pala ação de profissionais altamente qualificados e extremamente dedicados a esta missão. Para isso, encontramos uma parceria que já é parte integrante do cotidiano da DQUEIROZ Editora: Mundo Escrito. Atenção, compromisso com prazos, profissionalismo, qualidade e cordialidade são marcas raras de se encontrar no mercado editorial. Temos recebido elogios de autores, até mesmo dos mais resistentes, destacando a excelência dos serviços da Mundo Escrito.

ME: Muito obrigado pelo elogio no final da resposta anterior! Como você imagina o futuro da editora nos próximos 5 ou 10 anos? Há planos de expansão ou novas iniciativas que você pode compartilhar?

EDQ: Atualmente o foco principal é o presente, o fortalecimento da marca, um portfólio rico de obras de qualidade e a fidelização de leitores. Para o futuro, há muitas metas a serem alcançadas, tais como distribuição em grandes livrarias e acesso às principais feiras bienais nacionais, no eixo Rio-São Paulo.

 

ME: Qual conselho você daria para escritores emergentes que sonham em ser publicados por uma editora literária?

EDQ: Bom, aqui cabe uma lista bem extensa de atitudes que suponho serem de importante utilidade para os novos escritores:

1. Escreva regularmente: A prática constante é fundamental para melhorar suas habilidades de escrita. Dedique tempo diariamente ou semanalmente para escrever, mesmo que seja apenas por um curto período. Quanto mais você escrever, melhor ficará.

2. Leia amplamente: A leitura é uma fonte valiosa de inspiração e de aprendizado. Leia diversos gêneros, estilos e autores para expandir seu conhecimento literário e desenvolver sua voz autoral.

3. Revise e edite seu trabalho: Após escrever um manuscrito ou um conto, revise-o cuidadosamente. Considere buscar feedback de colegas escritores ou em grupos de escrita.

4. Construa uma plataforma de escritor: Ter uma presença on-line, como um site ou blog, e participar de redes sociais literárias pode ajudar a criar uma presença como escritor. Compartilhe seus pensamentos sobre escrita, literatura e seu processo criativo.

5. Siga as diretrizes da editora: Cada editora tem suas próprias diretrizes de submissão. Certifique-se de lê-las atentamente e siga todas as instruções ao enviar seu trabalho. Ignorar as diretrizes pode resultar na rejeição de sua submissão.

6. Esteja preparado para enfrentar rejeições: A maioria dos escritores enfrenta rejeições antes de serem publicados. Não desanime; veja cada rejeição como uma oportunidade para aprender e aprimorar seu trabalho.

7. Tenha paciência e perseverança: O processo de publicação pode ser demorado e desafiador. A perseverança é essencial. Continue escrevendo, revisando e submetendo seu trabalho, mesmo diante de rejeições.

O caminho para a publicação pode variar de autor para autor, mas o comprometimento em aprimorar suas habilidades de escrita e buscar oportunidades de publicação é fundamental. Com dedicação, persistência e talento, você pode realizar seu sonho de ser publicado por uma editora literária.

 

— Fim da entrevista —

 

Esperamos que você tenha gostado da leitura de nossa primeira entrevista. Fique atento, que logo retornaremos com a próxima entrevistada. Se você tiver alguma pergunta que gostaria de ver respondida, escreva aí nos comentários. Nas próximas entrevistas, você poderá ver a sua pergunta sendo respondida. Muito obrigado por nos acompanhar e até a próxima entrevista!

 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.