A revisão de texto é uma etapa fundamental no processo de elaboração da maioria dos documentos, seja uma obra literária, um texto acadêmico, um artigo científico. Vamos explicar porque, mas, primeiro, gostaríamos de antecipar que revisão de texto não é a mesma coisa que correção gramatical.

Quem tem experiência na escrita geralmente comete poucos erros gramaticais; menos ainda os ortográficos – principalmente se ao invés de escrever à mão utiliza o computador, que já tem corretor no editor de textos.

Entretanto, dentre os que escrevem gramaticalmente correto, muitos ainda desconhecem o valor da revisão de textos, que se destina ao leitor, não ao autor.

Quando um bom professor está em aula, ele quer ter a certeza de que todos os seus alunos conseguem entendê-lo. Ele bem sabe que, ali, o grau de compreensão não é linear. Alguns alunos entendem até meias palavras, mas outros precisam de novas explicações, até que tudo seja devidamente assimilado.

“O ininteligível é parente do insensato”

Todo texto precisa ser suficientemente averiguado, a fim de garantir que o leitor encontre a mensagem claramente comunicada, sem frases ou parágrafos com duplo sentido ou com sentido incompleto, por exemplo. Cada enunciado deve seguir descomplicado, independentemente do estilo de escrita adotado.

Complexidade infundada

 

O leitor, ao perceber no texto complexidades infundadas, tende a interpretar que o autor não foi claro o suficiente acerca do que escreveu. E é possível que abandone a leitura imediatamente.

O filósofo Arthur Schopenhauer diz em seu livro “A arte de escrever”:

 

Não há nada mais fácil do que escrever de tal maneira que ninguém entenda; em compensação, nada mais difícil do que expressar pensamentos significativos de modo que todos os compreendam. O ininteligível é parente do insensato, e sem dúvida é infinitamente mais provável que ele esconda uma mistificação do que uma intuição profunda. (SCHOPENHAUER, p. 83)

Quando um professor conversa com outro a comunicação corre livre, despreocupada, pois ambos têm o mesmo nível de compreensão a respeito do assunto tratado. Mas em sala de aula a abordagem com o aluno é outra.

O alcance dos textos acadêmicos

Uma monografia, por exemplo, não importa de qual área seja, deve ser escrita de modo completamente compreensível a qualquer pessoa que saiba ler e interpretar textos.

O texto acadêmico é um documento que, embora podendo dispor de densa carga terminológica, pretende contribuir para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo. Não é necessário fazer medicina para ser capaz de entender textos médicos que possam ajudar na manutenção da própria saúde.

Sutileza x Ininteligibilidade

Bons revisores são conscientes da necessidade de atentar para a diferença entre ininteligibilidade e sutileza. Somente revisores profissionais costumam ter sensibilidade suficiente para diferir uma coisa da outra. Tal expertise pode vir somente por meio da leitura crítica e de alguns anos de experiência.

sutilezaHá muitas formas de se dizer “eu te amo”. No entanto, algumas vezes não cai bem expor a expressão tão assim, desnuda. Há situações que pedem mais sutileza. Notamos com frequência que, no intuito de transmitir sutilidade, muitos autores acabam tornando o texto complexo. E este é mais um bom exemplo de situação em que o revisor experiente pode ajudá-lo.

Seu estilo não é alterado

Bem sabemos que no estilo se encontra a essência do autor. Portanto, não se preocupe com essa questão. O bom revisor não altera o seu estilo. Aliás, é no estilo que ele mais sente a sua presença como escritor.

Para completar, toda intervenção ou sugestão feitas pelo revisor serão facilmente encontradas e poderão ser aceitas ou rejeitadas clicando com o mouse.

Dessa forma, se você é escritor, acadêmico, profissional liberal, empreendedor ou alguém que se dedica à produção de textos destinados a públicos específicos, agora sabe que a revisão não é um serviço dispensável.

Revisão de texto – pelo bem dos seus leitores

Uma pessoa que deseja conquistar outra que já é muito assediada, não pode desperdiçar qualquer oportunidade de aproximação com palavras vazias. Deve tentar despertar o interesse com originalidade logo no primeiro segundo; se for o contrário, se sua abordagem não for suficientemente segura e convincente, tudo estará perdido.

O mesmo acontece com o leitor. O mundo está repleto de atrações, a começar pelo celular. Praticamente tudo que se quer saber, ver e ouvir está ali, à palma da mão. O que vamos fazer para atrair a preciosa atenção desse leitor?

Despertar a atençãoNão se pode tratá-lo como apenas mais um. Essa história mudou. Quem escreve é apenas mais um, até que se prove o contrário!

Sendo assim, apresentamos nosso serviço de revisão textual.

Por favor, confira nossa proposta para revisar seus textos. Somos uma equipe que realiza esse ofício constantemente. Portanto, ao revisar seu texto, nossa missão é fazer seu leitor se sentir respeitado e tratado como deve ser, encontrando tudo que você tem a dizer, sem complicação.

Faça contato conosco:

ligue para 62 3281-8357,

mande Whats para 62 9 8505-8357

ou email para equipe@mundoescrito.com.br

P.S: Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para ser avisado sempre que postarmos um novo artigo (será necessário confirmar o pedido por e-mail!):

 

Receber atualizações do nosso Blog?

Deixe seu e-mail abaixo:

 

Torne isto mais acessível.