Tempo estimado de leitura: 2 minutos

MAS ou MAIS, qual a diferença?

Depende, pois essas palavras não têm qualquer conexão de sentido, a não ser a aparente semelhança do fonema. “Mas” é uma conjunção, porque na frase liga ou associa algo ou alguém a alguma coisa ou a outra pessoa. Mais é um advérbio que exprime quantidade ou intensidade.

mas ou mais?

Mas e Mais: exemplos para diferenciá-las

Para facilitar, vejamos alguns exemplos:

1. Eu fui comprar pão, mas o dinheiro era pouco.

2. Eu preciso de mais dinheiro para comprar pão.

3. Maria ama João, mas é muito tímida para se declarar.

4. Maria precisa ser mais corajosa, para declarar seu amor a João.

A palavra mas é uma “conjunção coordenativa adversativa”, porque designa oposição entre ideias. Poderíamos utilizar a palavra “porém” em seu lugar, ou “todavia”.

Já a palavra “mais” é um “advérbio de intensidade”. Esta palavra é o próprio nome do sinal da soma (+).

MAIS = +

MAS = todavia, porém, contudo

Ficou claro? Se houver alguma dúvida, fique à vontade para comentar. Teremos prazer, se pudermos ajudá-lo! Sugestões também são bem vindas!

Se tiver outras dúvidas como essas, e quiser nos sugerir uma abordagem em outro post, fique à vontade para escrever no comentário, logo aí embaixo.

Além disso, se você deseja ser avisado quando escrevermos outros posts, assine a nossa newsletter. É muito simples fazê-lo: na parte superior desta página, do lado direito, insira o seu email no campo em branco e clique no botão “RECEBER NEWSLETTER”. Após isto, clique no link de confirmação, que receberá em seu email em alguns instantes. Agindo dessa forma, você receberá um email toda vez que tivermos um novo post. Sua visita é muito importante para nós!

Obrigado por nos visitar e até a próxima! 🙂