Muita gente afirma ter dificuldade de escrever; que fulano parece que já nasceu escritor e que sicrano nunca saberá aonde a danada da vírgula deve ficar… E é verdade! Isso tudo pode ocorrer. Mas só não acreditamos que tal fato se deva ao destino. Este, por mais famoso que seja, deixará de existir, se seguidas algumas dicas que hoje compartilharemos neste post.
A aprendizagem segue um curso natural
Tudo na vida tem um curso natural: primeiro nasce o botão, depois a flor; a galinha põe os ovos e choca-os durante 21 dias, até que nascem os pintinhos; quando quer se comunicar, nos primeiros meses, o neném apenas chora ou ri. Depois, escutando seus pais conversarem, e quando seus instrumentos de comunicação vocal se desenvolvem, ele aprende a falar. De certa forma, a boa escrita também segue um curso. Entretanto, porque essa atividade não é um processo fisiológico, pois está ligada ao intelecto, são necessários alguns procedimentos.
Desde a alfabetização até o ensino médio, a maioria das pessoas recebe uma educação formal padronizada; elas aprendem a desenhar letras, a formar sílabas e a escrever as primeiras palavras. Adquirem o conhecimento das regras ortográficas e gramaticais, enquanto o desenvolvimento da escrita e da leitura ocorre concomitantemente: com a leitura praticam interpretação de textos e com a escrita respondem questionários e expressam suas próprias ideias.
Nesse período da vida, algumas pessoas já começam a se destacar na escrita. Por quê? Porque estão combinando, harmoniosamente, os ingredientes leitura e escrita. Elas percebem que a boa leitura favorece objetivamente uma boa escrita. Não leem apenas para encontrar as respostas, mas aprendem a observar o texto de um modo mais aprofundado, analisando os recursos nele aplicados e o efeito deles na passagem de cada informação. É aqui, e somente aqui, que começa a “ser gerado” o bom escritor.
Não é somente a boa leitura que propicia a habilidade de escrever, mas a prática da escrita. É necessário combinar perfeitamente essas duas atividades, adotando o hábito de escrever diariamente. A fluidez na escrita virá somente com a prática; e será enriquecida na medida em que a leitura também for realizada.
Todo bom escritor é também um crítico leitor
Quem pratica o que foi dito acima não apenas compreende melhor a mensagem de cada texto lido, mas percebe se é (ou não) de boa qualidade e até se há algum tipo de problema. Aprende naturalmente que cada texto não somente deve transmitir uma mensagem, mas que esta deve estar clara para o leitor ao qual se destina.
A prática regular da leitura e da escrita sempre proporciona descobertas e inclusive o desenvolvimento de novas técnicas. Com o tempo se consegue realizar a escrita de modo cada vez mais natural, sem muita necessidade de rebusque, cada vez que, mentalmente, uma ideia esteja estabelecida.
Enfim, se você sente qualquer tipo de dificuldade para escrever, sugerimos que procure rever a sua relação com a leitura. Não contemple a leitura como uma atividade meramente informativa. Interaja com o espírito de cada escritor; procure conhecer um pouco da mente dele, de seu estilo. Observe os recursos por ele utilizados (sinalização, grifos, efeitos etc.) que lhe despertaram admiração e, aos poucos, procure adaptá-los à sua própria escrita. Adote agora o hábito de escrever!
Comece devagarinho, mas siga adiante!
Comece produzindo textos reflexivos sobre algum assunto que você domine. Se adora fazer trilhas, por exemplo, tente descrever o que significa essa atividade para a sua vida; mas faça-o de tal modo que, qualquer que porventura leia o seu texto, respeite a sua relação com a trilha, porque compreendeu exatamente o significado dela em sua vida. Aos poucos – e não levará muito tempo – essa atividade se tornará tão natural que também poderá se converter numa diversão.
Todo texto começa sempre na mente, como um bloco de ideias. Depois, na medida em que cada palavra vai sendo escrita, tais ideias vão pulando desse bloco para revelar a estrutura de seu pensamento. Escrever é realmente uma atividade maravilhosa. Este texto está sendo escrito assim. E assim terminou!
P.S: Estamos fazendo uma série de entrevistas com “Dicas de escritores famosos para quem quer ser escritor”. A primeira foi com o Fabio Shiva, a segunda com a Luisa Geisler e a terceira com a Wlange Keindé. Acreditamos que você vai gostar!
P.S2: É natural, mesmo para quem escreve com regularidade, deparar-se com dúvidas durante a elaboração de um texto. Por esse motivo, até mesmo escritores famosos – como o Jô Soares, por exemplo – possui revisores. Muitas vezes, quanto mais o escritor é renomado, maior é o número de revisões que ele contrata. Assim, se você deseja saber mais sobre o serviço de Revisão de Textos, faça um contato conosco. Temos uma equipe especializada nesse serviço.
Adorei o texto, é sem dúvidas inspirador! Deu vontade de escrever!
Que bom que gostou, Ananda!
Fico feliz por termos lhe provocado essa vontade de escrever!!! Hehehe!
Oie boa noite tenho muita dificuldade de escrever
Pratica, Hiury! Neste caso, procurando colocar em prática o que foi abordado no texto, certamente você conseguirá superar suas dificuldades na escrita. 🙂
Nos comentários também você poderá encontrar outras dicas.
Boa sorte!
Boa Noite
eu estou escrevendo um livro porem minha ideias para esse livro parece que acabou o que me indica para elas sugere novamente já fiz tudo o que uma pessoa que escreve faz mais não esta adiantando.
Oi, Ana Carolina!
Vamos escrever um post para tentarmos responder a esta interessante pergunta, ok? Quando o post estiver pronto te avisaremos. Muito obrigado por sua importante participação! 😉
Gostei muito das dicas.
Aprecio muito a leitura, mas tenho dificuldade às vezes de colocar as ideias no papel,
surge um nervosismo, dá um branco, quem sabe agora eu coloque em prática a escrita,
acho que com essas dicas darei o ponta pé inicial!!!
Que legal, Beatriz!
Você não imagina como ficamos satisfeitos cada vez que recebemos um feedback desses…
É isso que nos motiva a continuar buscando mais informações para compartilhar. Escrever bem depende, ao mesmo tempo, desse “ponta pé inicial” e do constante exercício. Muito grato por sua participação.
Um forte abraço da equipe!
eu tenho o mesmo problema que a Beatriz,Gostei muito das dicas.
Aprecio muito a leitura, mas tenho dificuldade às vezes de colocar as ideias no papel,
surge um nervosismo, dá um branco, quem sabe agora eu coloque em prática a escrita,
acho que com essas dicas darei o ponta pé inicial!!!
Que legal, Silvia! É uma honra para nós sabermos que esse texto, de alguma forma, poderá lhe ajudar. Depois compartilhe conosco o resultado do seu pontapé inicial!
Tem dificoda em escrever
Cara Maria de Franca,
Você não especificou o tipo de dificuldade que encontra quando quer escrever. Talvez, a simples leitura dos comentários e respectivas respostas acima possam lhe ajudar de alguma forma. Será um prazer se pudermos contribuir de algum modo no que você precisar para ganhar mais facilidade na escrita. 🙂
Eu particularmente achei muito positivo as dicas dadas por vocês
Olá, Marina Santos!
Que bom que gostou das dicas. Isto nos inspira a continuar fazendo novos posts. Há mais um quase saindo do forno. Grato! 😉
shwwwwww deu vontade de escrever
\0/ Oba!!! Cada vez que isso acontece, para nós é como se fosse um gol da Seleção do Brasil na Copa! \0/
Sucesso, Bruna!!!
Muito bom! Além, de muito simples e didático!
Grato, Isabel! 🙂
Boa tarde, não consigo bem sem que aja erros manda umas dicas se for possível, obrado(a).
Atenciosamente,
Jaqueline.
Olá, Jaqueline!
Que bom receber o seu comentário! Em breve postaremos outros conteúdos nessa linha.
A dificuldade de escrever é mais comum do que escrever bem, sabia? 🙂 Algumas pessoas têm mais facilidade de falar, mas não para escrever.
O caminho é a prática! Até breve!
Gostei muito faz tempo que não escrevo estou com dificuldades vai me ajudar muito. obrigado pelas dicas.
Que bom, Sandra! Desejamos sucesso em sua retomada!
Gosto muito de escrever mas muitas vezes sinto-me sitiado sem saber como unir as ideias para produzir um artigo de qualidade. Agradeço muito à vossa ajuda!
Caro Ambalde,
Esse “sitiamento” é um “estado” muito natural. Se você tem boas ideias isoladas é necessário, então, materializá-las. E só conseguimos fazer isso praticando. Podemos escrever, apagar, reescrever, enxertar complementos etc. Penso que um bom texto só surge quando rompemos tal estado. Talvez você possa gostar desse artigo:
Apreciaríamos ler seus textos, se desejar compartilhar links. 🙂
Um forte abraço!
estuda e bom
cei ler mais tenho de ficudade para escreve teicomor voceis meaguda
Olá, Edson!
Escrever é algo que requer não só trabalho, mas principalmente disciplina.
É necessário seguir um sistema de aprendizagem.
O básico normalmente se recebe durante a alfabetização. Mas, depois disso, penso que o que mais vale é ler.
Leia sobre um assunto que você goste muito. Depois de ler, tente escrever sobre o que você aprendeu; todos os dias pratique isso – indefinidamente.
Eu faço isso. Quando leio, gosto de escrever sobre o que aprendi. É uma forma de organizar as ideias 🙂
Quando fazemos assim, conseguimos romper os primeiros desafios. Mas sempre surgirão outros.
Um abraço!
estou a 20 dias lendo diversos textos políticos para poder desenvolver um artigo sobre o assunto porem não consigo ordenar minhas ideias em torno do tema e desenvolver meu trabalho , acho até ter encontrado meu calcanhar de aquiles no que diz respeito a escrever textos mais complexos … existe alguma solução para esse bloqueio intelectual ?
Caro Judinel,
Fico feliz pela sua participação.
Pelo que entendi, você deseja escrever algo relacionado a um trabalho específico. Se você já tem uma ideia a respeito do que quer escrever será mais fácil, porque a sua pesquisa terá um foco e consequentemente encontrará as informações que precisa para preencher as lacunas de seu conhecimento a respeito do assunto.
Por outro lado, se ainda não tem uma vertente sobre o que quer escrever, é natural que ocorra essa sensação de “ideias desordenadas”.
Quando isso acontece comigo costumo fazer o que você já fez – leio bastante sobre o assunto. Depois da leitura, inicio um processo de reflexão a respeito das informações que obtive com a leitura; só depois disso é que começo a elaborar um esquema a respeito do que escreverei.
Um esquema é fundamental para a escrita porque permite que as informações que você deseja passar sigam uma sequência lógica.
Espero ter ajudado pelo menos um pouco.
Um abraço!
Boa noite Alex,
Preciso de uma dica de como saber organizar as ideias e escreve-la. Pois sempre que envio um email o meu gerente diz que ta meio sem sentido.
Abraço
Olá, Thiago.
Todo texto deve atender a uma demanda. Para mim, organizar as ideias é um exercício constante.
Quando iniciamos uma conversa séria a respeito de determinado assunto, refletimos sobre cada frase, antes de falar.
Assim deve ser com a escrita. A regra é responder às questões que têm os que se interessam pelo assunto tratado no email, carta ou outro texto.
O que dizer e como se expressar? Da maneira mais organizada e interessante que você conseguir. Se desejar passar uma informação, esta deve ser clara.
Deve-se ver se o texto realmente cumpre com seu objetivo. Compartilho algumas dicas que sempre me ajudam a organizar as ideias:
1. Se está passando informação, o texto responde a todas as demandas?
2. Se questiona, faz a(s) pergunta(s) corretamente?
3. O texto está completo?
4. Releia-o sempre, antes de enviar.
Quem tiver mais dicas, por favor, fique à vontade para compartilhar, se assim desejar!
ola
boa tarde tenho um problema na hora em que vou escrever tenho muita dificuldade,
minha letra e muito feia e tenho dificuldade em segurar a caneta, não consigo
fazer uma faculdade pois não consigo escrever manualmente tento fazer caligrafias no caderno mas não adianta.Tem alguma dica para que possa me ajudar.
Caro Kleber,
Grato por sua participação!
A dificuldade que você tem para segurar a caneta é por conta de algum problema físico em sua mão?
Se sim, não se desestimule por isso. Não se incomode porque sua letra é feia. O que importa é que você a entenda.
Se não for por problema físico, aí sim, sugiro que continue treinando caligrafia, todos os dias, com disciplina.
Mas, seja qual for o caso, a dica que eu dou é que você se esforce para aprender a digitar, ao invés de escrever manualmente. Dessa forma, o problema da letra feia desaparece. Eu mesmo só não tenho letra feia quando digito 😉
Solicito ajuda aos demais leitores amigos que tiverem alguma dica que possam compartilhar conosco para ajudar ao amigo Kleber!
Abraços a todos!
Olá, Kléber!
Já pensou em buscar ajuda profissional para o seu caso? Ter a letra feia é comum a muitas pessoas. Porém, se você sente dificuldade em segurar a caneta, pode ser algo que vá além disso. Você também sente dificuldade em outras actividades manuais? Possivelmente um Terapeuta Ocupacional poderia lhe ajudar, pois trabalham em habilitar pessoas que sentem dificuldade em praticar tarefas cotidianas que para muitos parecem fáceis.
Muito Obrigado Axel Guedes não escrevo manualmente mas dígito bem o
problema e que os professores não aceitam meus trabalhos digitados, mesmo
assim muito agradecido.
Olá quando eu vou escrever as vesses mida um apagão .
Eu Me cito um analfabeto .porquê?
Olá, Fabio!
Por gentileza, dê uma olhada na resposta que dei ao Tiago, um pouco mais acima. Sucesso! 😉
Tenho dificuldades não regras da escrita não consigo fazer texto não consigo uni as idéias
Maicon,
Como já foi dito, é mais fácil encontrar pessoas com dificuldades para escrever do que sem essa dificuldade. O treino é única forma de superar isso; faça testes escrevendo primeiro sobre as coisas que você já conhece bem. Escreva e, em seguida, releia fazendo edições, consertando uma palavra ou outra, objetivando melhorar a clareza da mensagem que você está querendo passar com o seu texto. É assim que eu mesmo faço. Espero ter ajudado!
tenho dificuldade para escrever troco e como muita letra não consigo ler alto e tenho pavor quando alguma pessoa pede para que eu escreva nossa fico horas escrevendo enrolando já pedir emprego bom gostaria de ajuda.
tenho dificuldade para escrever troco e como muita letra não consigo ler alto sou péssima em redação ponto virgula tem horas que tenho vontade de volta para escola minha concentração e péssima.
Grato por sua participação, Gislene!
Talvez você mesma já tenha detectado a causa principal da sua dificuldade – a falta de concentração.
Observando sua mensagem percebi que, ortograficamente, você escreve bem. Além disso, em poucas palavras você foi capaz de relatar vários de seus problemas.
Realmente faltou a sinalização.
A falta da pontuação e sinalização faz grande diferença na escrita. Elas servem para dar os mesmos destaques, ritmos e outros efeitos que naturalmente aplicamos quando falamos.
É possível aprender a escrever com a mesma naturalidade com que falamos. Para isso, pratique mais leitura. Sempre que possível, também leia em voz alta. Com o tempo você aprenderá intuitivamente a função de cada vírgula, ponto e demais sinais.
Adote hoje mesmo uma rotina de leitura. Comece com textos pequenos que abordem somente os assuntos que você gosta. Aos poucos, vá aumentando a quantidade e variedade das suas leituras. Você verá que, naturalmente, aprenderá a utilizar melhor a pontuação.
Sucesso! 😉
Tenho esse mesmo defeito, vou tentar fazer isso.
Ótimo, Paulo! Sucesso!
tenho defeito pra escrever e assinar quando tem alguém perto…alguém tem uma resposta pra mim
Olá, Jeferso Motta!
Tudo bem?
Somos gratos pela sua participação.
Não é a primeira vez que ouvi alguém dizer isso. Conversando com a minha esposa, ela disse que já presenciou uma mulher tendo muita dificuldade de assinar seu nome.
Por isso, resolvi fazer uma rápida pesquisa e encontrei um artigo científico bem interessante, que talvez possa lhe ajudar: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol32/n4/231.html
O artigo fala a respeito da “fobia social”. Recomendo que dê uma lida nele. Se ao lê-lo você perceber que ocorre consigo algo semelhante ao que o estudo relata, talvez uma ajuda profissional resolva o seu problema.
Desejo que você tire isso de letra!
Um abraço!
Excelente trabalho Axel Guedes.
Meu maior problema é o mesmo de alguns colegas. Sou graduando em Direito e confesso que tenho muitas dificuldades em organizar meus textos nas horas das provas árduas a qual sou submetido na faculdade, as vezes até tenho grande domínio no assunto mas na hora de organizar as idéias isso acaba que fugindo o controle. Gostaria de saber o que eu devo fazer para sanar tais dificuldades? Desde já agradeço pela atenção e mais uma vez reintero minhas condolências por seu belíssimo trabalho.
Caro Ednardo,
Muito obrigado por compartilhar conosco as suas dificuldades. Percebi que a sua dúvida é a mesma da maioria dos que comentaram. Você percebeu isso?
Por isso, resolvi escrever um post para tentar responder a essa questão. Por gentileza, clique neste link para ler o artigo.
Um abraço!
Muito bom o tema.
Axel Guedes.
olá! minha dificuldade e em escrever corretamente, tenho essa dificuldade deis do primário, sempre tive medo de escrever em publico de errar alguma palavra, comecei a ler com mais frequência, estava com medo de ter dislexia troco as vezes(tenho que estar sempre atenta) o t pelo d e o p pelo b, vergonhoso mas as vezes faço. Em termos nunca fui uma ótima aluna, mas tb nunca fui a pior… Obrigada
Olá, Mariana!
Grato por sua participação!
Olha, você está fazendo a coisa certa, desde que começou a ler com mais frequência. Veja, na minha opinião, neste comentário você escreveu muito bem. Conseguiu se expressar com uma linguagem espontânea e passou bem a sua mensagem.
Penso que conseguir se expressar bem seja mais importante do que ser ótimo aluno para os padrões de avaliação convencionais.
Acredito em grande parte na educação transmitida pelas escolas e academias, mas não creio que essas instituições nos podem dar o que realmente precisamos para o dia a dia enquanto cidadãos civilizados.
Já o hábito da leitura, associado a boas escolhas de livros, pode oferecer mais respaldo do que muitos certificados.
O hábito da leitura contribui, consciente e subconscientemente, para o aprimoramento da escrita.
Parabéns, Mariana!
Adorei as dicas.
\0/
Não consigo escrever muito bem. E não sei por onde começar para aprender. Me sinto um analfabeto funcional quando estou escrevendo. Não gostava de português no meu ensino médio e agora quero correr atrás para aprender. Me ajuda por favor!!!
Olá, Jonathan!
Não se considere jamais esse “analfabeto funcional” (termo por você utilizado). Você escreveu bem no seu comentário. Utilizou a pontuação e se expressou corretamente. Não sei se você já leu também os outros comentários… há algumas dicas que talvez possam ser aplicáveis em sua retomada.
Tenho refletido ultimamente sobre a crítica aos nossos próprios textos. Devemos nos cobrar sempre, para escrever cada vez melhor. MAS, se a crítica é demasiadamente aguda, a consequência geralmente é negativa. Devemos nos melhorar constante, mas o processo deve ser natural. Não existe uma “fórmula mágica”, mas, sim, um processo.
Quando queremos escrever algo, antes devemos saber para quem vamos escrever. Para que tipo de leitor você deseja enviar o seu texto? Procure observar e alinhar a sua escrita ao seu público. Depois disso, imagine-se falando com seu público sobre aquilo que você deseja escrever. Em seguida, inicie a sua escrita. Mas não tenha ansiedade para terminá-la logo. Escreva de maneira espontânea, tentando colocar em seu texto tudo aquilo que você pensou antes de iniciar a escrita.
Quando terminar, releia cada frase checando se realmente conseguiu passar todo o seu pensamento original. É curioso como esse processo pode enriquecer bastante o texto. Procure ficar atento aos artigos, às preposições; observe se os plurais e os gêneros foram aplicados corretamente; ao final, as frases devem estar completas e inteligíveis.
Se, porventura, se sentir desestimulado por algum instante, simplesmente guarde o seu texto. Não insista. Quando sua mente começar a querer de novo no assunto, antes de partir para escrever procure solucionar mentalmente o que estava “pegando”. Então, quando você retomá-lo, certamente conseguirá corrigir diversos entraves.
É isso aí. Espero ter lhe ajudado! 😉
Ótimas dicas, obrigado pelo texto simples, claro e incentivador. Atualmente consigo me expressar bem, mas ainda tenho muita dificuldade para colocar e organizar as idéias num texto. Acho que só com a prática e mais leitura mesmo. Axel, poderia incluir meu e-mail para receber também as dicas? Solicitei mais deu erros na página.
Cara Jerusa,
Muito grato por suas palavras de agradecimento e incentivo. Pode deixar que cadastrarei o seu email para receber nossas dicas. Fico feliz por você manifestar o interesse em recebê-las. Abraços e sucesso!
Maravilha de postagem , adorei ampliou o entendimento vou poder orientar outras pessoas por meio desse aprendizado .
Puxa! Que legal, Adriana! Grato 😉
Excelente texto!
Amei as dicas e principalmente a sensibilidade do autor com as pessoas que apresentam essa dificuldade.
Obrigada.
Olá, Antoniele!
Puxa, é muito bom saber que nosso trabalho está agradando. Gratidão por sua importante participação!
fui criado em um colégio interno fui garoto de rua,devide o este fato meu insino ser tão fraco não sei desenvolver uma redação, eu penso,penso e não vem nada.você pode me ajuda, estou perdendo muitas oportunidade de emprego.
Caro Jair,
A questão da escrita deve ser encarada de uma maneira bem prática. O que de fato mais importa numa escrita, para a vida como um todo, é a pessoa conseguir se expressar bem.
Pelo seu comentário, você já é uma pessoa que possui muitas vitórias. Por ter sido criado em colégio interno, o ser humano muitas vezes deixa de experimentar coisas essencialmente importantes, tais como o amor de mãe/pai (embora às vezes, em orfanatos, deva ter mulheres com grande sentimento maternal); a convivência com o sexo oposto, o que pode dificultar o desenvolvimento emocional; o senso de aconchego, entre outras coisas.
Além disso, você foi “menino de rua”. Essa experiência deve ter sido ainda mais dura… Muito da dignidade humana deve se ver perdido nessa experiência.
Mas, de fato, se você está escrevendo este comentário, certamente você já não é mais um menino de rua. Por isso, gostaria de lhe dizer que, com relação à escrita, você deveria procurar encará-la de uma maneira bem prática. Por exemplo, você escreveu este comentário e, mesmo com alguns erros, conseguiu passar a sua mensagem.
O erro na escrita é algo que pega mal somente se o público para quem você escreve for exigente demais. O nosso público mesmo, que geralmente inclui acadêmicos, empresários, professores, profissionais liberais, entre outros, exige de nós que escrevamos o mais corretamente possível. Mas, se alguém escreve para um público menos exigente, e consegue se expressar, já é o suficiente (você mesmo se expressou muito bem quando escreveu o seu comentário).
Escrevemos um post há algum tempo que fala um pouco disso. O título dele é “Conversas abreviadas (internetês)“.
Este post aqui mesmo, que você comentou, tem muitos outros comentários interessantes. Sugiro também que os leia. Nele temos boas participações de pessoas que inclusive têm o mesmo tipo de dúvida que você tem.
O mais importante é você escrever sempre. Ler e escrever, como diz este post, é a fórmula. Continue escrevendo, Jair! Continue se superando! Você deve ser uma pessoa muito especial, pois, em situações difíceis, tem conseguido muitos bons resultados! Parabéns!
muito bom gostei muito preciso de ajuda para qui em melhore a minha escrita esta muito ruim
obrigado!
Grato, Roque!
Sucesso para você, em sua empreitada para melhorar a escrita. Siga esses passos e procure ajuda de pessoas que gostem de escrever. Com certeza você terá sucesso!
Obrigada pelas dicas, inclusive dos comentários. Eu deveria estar escrevendo meu TCC, mas não consigo sair do lugar. Engraçado que não parece difícil escrever, mas na hora que pára em frente ao note não flui.
Olá, Cintia!
Que bom que gostou! 🙂
A melhor dica para essas situações é, antes de começar a escrever, refletir sobre o tema. Daí, sempre que surgir uma boa ideia, anote. Para isso, ande sempre com lápis e papel na mão. Depois de um tempo você terá muitas boas ideias e tipos de abordagens. Daí, quando chegar de frente para o note, vai fluir maravilhosamente 😀
Grato!
Hum esse texto já me descreveu muito.
Esse foi o objetivo, Vitória! Ele tem a ver com cada um de nós 🙂
Olá!
Eu gosto de escrever e consecutivamente, amooo ler. Tem um porém, meu tempo é curto demais, mesmo assim sempre procuro tirar algumas minutos para estar lendo livros.
De vez em quando começo a escrever textos, por vezes até gosto dos próprios. Mas tem dias que fico sem ideias… por isso queria algumas dicas para esses dias ;/
Olá, Jessica!
Somos gratos pela sua interação.
Escrever é difícil só até se tornar um hábito, não é? Depois que o hábito está formado, como em situação de vício, a pessoa sempre encontra um tempinho para se dedicar a ela.
No seu caso, recomendaria que você carregasse um caderninho e uma caneta/lápis. Assim, sempre que surgir uma ideia legal para escrever, você anota. Dessa forma, quando for parar para escrever, elas não lhe faltarão.
Continue investindo nas anotações. Você verá que vai valer a pena.
Você já se cadastrou em nossa lista? Volte sempre, para nos contar o resultado de suas anotações!
Legal. dicas muito boas
BOM DIA, MINHA FILHA DE 11 ANOS ESTÁ NO 5ºANO E TEM MUITA DIFICULDADE NA ESCRITA, MUITOS ERROS, ISSO ME PREOCUPA MUITO, O QUE DEVO FAZER, QUAL SUA ORIENTAÇÃO
Olá, Rosemeire!
Somos gratos pela confiança que nos dedicou solicitando tal pedido de orientação. Lembramos que o ideal seria você buscar a orientação de um pedagogo, de preferência presencialmente. Uma situação dessas pode ter muitas nuances, a depender da causa que pode estar levando sua filha a enfrentar tais dificuldades.
A verdade é que o método de ensino nas escolas geralmente não são eficazes. O processo ensino/aprendizagem funciona melhor com o ingrediente estímulo. O estímulo pode trazer resultados muito melhores do que a cobrança.
Já que as escolas não o fazem (porque daria muito mais trabalho), talvez fosse melhor se os pais procurassem formas de incentivar seus filhos a apreciar o mundo da leitura. Esta é a primeira questão – e serve para qualquer caso. A disciplina diária, e não a cobrança em si, também é um fator que ajuda. A aprendizagem acumulativa, isto é, todos os dias aprender um pouquinho, também é um fator que contribui muito em qualquer caso.
Tratando-se de dificuldades mais graves, talvez seja recomendável algumas atividades paralelas, além das citadas acima, por exemplo: Yoga, Meditação, afastamento de situações estressantes, contato com a natureza.
Não adianta cobrar que ela já deveria saber escrever. O melhor é fazer uma parceria com ela no intuito de ajudá-la.
Acreditamos que a ajuda da família é muito importante para que ela possa superar essa dificuldade.
Esperamos ter contribuído de alguma forma. Sucesso nessa empreitada, Rosemeire!
Eu gosto de escrever,mais tenho muitas dúvidas na hora de escrever,por n saber exatamente onde por todas as vírgulas e se estou colocando as palavras nos gêneros ou da forma q estou pensando,as vzs bate essa dúvida sim,gostaria de estudar mais,porém falta tempo…..Obg !Bom dia,uma quarta-feira de luz pra todos nós. …✌
Oi, Surleide!
Somos gratos pelo seu comentário 😉 Ótima quarta-feira pra você também!
Gostei das dicas, me ajudou muito.
Oba! A nossa equipe vibrou com o seu comentário, Scarlet! Esta é nossa expectativa, quando escrevemos cada novo post.
Ola eu tambem dou muitos erros na escrita mas acho que o mais grave é as pessoas gosarem eu acho que ninguem é
Perfeito eu sempre que vou estar exposto fico com uns nervos fico com medo ate de perder o meu trabalho pode me ajudar
Oi boa tarde eu tenho muita dificuldade para escrever escrevo muita coisa errada o o que que eu faço para melhorar minha escrita
Oi bom dia eu sei ler mas quando vou escrever eu escrevo a palavra errada às vezes eu confundo letras
Caro Lenaldo,
Muito obrigado pela sua participação.
Talvez o seu problema seja apenas técnico – e não uma dificuldade para criar textos. Neste caso, nossa recomendação é que você pratique mesmo. Escreva com mais frequência. Crie uma rotina de escrita de modo que você possa ir se familiarizando com essa atividade.
O ideal é escrever sem se preocupar com os erros ortográficos. Deixe a correção só para depois que já tiver concluído o seu texto. Em muitos casos o próprio editor de texto pode ajudar (somente na ortografia). Mas, se o texto precisa ser publicado, aí, nesse caso, será necessário contratar um revisor.
Aproveito para apresentar a nossa proposta de Revisão de Textos.
Qualquer coisa, estamos por aqui!
Eu tenho 17 anos tenho muita dificuldade de escrever e ler o que eu faço?
Olá, Wilker!
Como foi dito no texto, a leitura e a prática da escrita são fundamentais. Você é muito jovem e, por isso, certamente tem muito ainda para ser vivido, aprendido, experimentado. Aproveite para praticar! Talvez seja muito cedo para afirmar ter muita dificuldade para escrever.
Estamos iniciando uma série de entrevistas com escritores famosos. Nessas entrevistas são os próprios escritores que nos dão dicas importantes. A primeira da série foi com o Fábio Shiva. Acesse a entrevista aqui e mãos à obra!
Não sou fan de ler tão menos escrever, minha letra é uma bo*** mas gostei muito do texto, realmente muito motivador e muito bem elaborado .
Puxa, Maicon! Que legal receber o seu feedback! Se você não gosta e não sente necessidade de ler ou escrever, tudo bem. Mas, se você acha que pode precisar de alguma dessas atividades, já que gostou do texto, aproveita a inspiração e tenta por em prática essas dicas! Obrigado 😉
Sou professora, esse ano busquei uma ajuda profissional para entender melhor , o porque não consigo escrever tão bem o quanto é necessário. Me perco em pontos, e muito mais. Descobri que foi uma falha na primeira infância, onde algo na alfabetização se perdeu.
Logo eu, que preciso escrever com muita frequência para a classe AA, que são os pais da escola de onde trabalho.
Chega a doer minha mente, reviso cerca de 20 vezes textos simples, onde qualquer pessoa passaria apenas alguns minutinhos para escrever.
Utilizo muito a internet para saber se as frases estão em acordo verbal correto. É complicadissimo, mais venho buscando e melhorando a cada dia. Tenho vergonha pelos grandes erros que cometo, prefiro nunca nem comentar em redes sociais por vergonha.Abraços e parabéns pelo excelente trabalho.
Olá, Professora Lua!
Somos gratos pela sua participação. Consideramos o seu comentário muito interessante. Você está fazendo a coisa certa, buscando a ajuda profissional. De fato, esta é a melhor atitude a ser tomada.
Mas há outro fator também interessante: ao receber a ajuda profissional, e começar a superar as suas dificuldades, estas lhe servirão como base para ajudar àqueles alunos que também apresentam dificuldade na escrita. Parabéns! Vá em frente! E volte aqui mais vezes, para nos contar como tem sido a ajuda e como tem superado tais dificuldades! 🙂
Preciso fazer meu tcc urgente e estou completamente perdida, espero que consiga iniciar com as dicas do seu site. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento.
bom dia!
meu nome e rita, vou falar um pouco sobre minha dificuldade sou muito insegura pra escreve me sinto um pessoa burra não respeito virgula, sinal, na verdade preciso me aditar a leitura tenho uns ideias massa pra escrever.
sabe eu escrevo muito errado tenho muito vergonha disso, sofro muito com isso pois a sociedade tem muito preconceito com isso, diz logo que e burra. eu choro tanto em casa com isso!!!
questiono tanto deus por quer isso acontece comigo eu tento melhorar, mas quando recebo esse tipos de preconceito nossa cria um barreira que eu não sei controlar me trava de um jeito que só faço chorar, não sei se tenho mas jeito pra mim acredito que não.
tive um adolescência muito difícil, terminei o ensino médio com 21 anos atrasada faço faculdade de ciência contábeis estou no seito período da faculdade.
sou um pessoa muito tímida pra apresentar seminário na faculdade em quanto eu poder correr eu to correndo não consigo de jeito, algum uns pensa que e frescura mim mas não e eu faço de tudo planejo tudo , mais quando chega na hora já sabe ne sou muito criticada com isso. isso e só um pouco do começo da mim historio beijo
Oi, Rita Freitas!
Somos gratos pelo seu compartilhar. Sua história é bem interessante.
Você pode se considerar uma pessoa de grandes méritos, pois, apesar da dificuldade que você disse ter, continua seguindo e até já está fazendo o sexto período da faculdade. Parabéns!
Acreditamos que você conseguirá vencer essa dificuldade na medida em que continuar seguindo e se esforçando para ler mais, para ter mais atenção ao que escreve.
Há muito conteúdo interessante em vídeos também, no Youtube, por exemplo; por meio deles você pode ir tirando dúvidas pontuais. Por exemplo, se você tem dúvida sobre pontuação, veja vídeos que ensinam isso. Há vídeos com diversas didáticas, pois são fartos os materiais. Então, escolha o vídeo que tenha a melhor didática para você. Tem vídeos mais simples, outros mais complexos. Escolha aquele que você consiga entender melhor a linguagem de quem está ensinando.
Mas leia também. Procure ver exemplos, quando alguém estiver explicando.
Estamos torcendo por você!
obrigada!!!
fico muito grata pela sua resposta.