O que esperar do serviço de Transcrição de Áudio

A transcrição de áudios é um ofício que deve ser levado muito a sério. Quem contrata este serviço o faz porque pretende utilizar o texto transcrito em algum fim específico, geralmente de natureza formal, o que cobra do transcritor, muitas vezes, conhecimento variegado e acadêmico, além da consciência intrínseca sobre para qual fim cada transcrição se destina. Por isso, sugerimos que você tome alguns cuidados ao contratar uma transcrição de áudios.

Transcrições de áudio devem assumir sempre um caráter documental específico. Ou seja, de acordo com a finalidade, uma transcrição pode adquirir diferentes formatos e peculiaridades. Mais adiante dissertaremos sobre isso.

Embora todo transcritor experiente já devesse saber das especificidades inerentes a cada tipo de transcrição, o mais sensato é que, antes da contratação do serviço, o cliente procure se certificar com o transcritor se ele realmente tem conhecimento sobre o fim a que se destina sua transcrição.

Exemplos dos diferentes tipos de Transcrição de Áudio

Se você é doutorando (ou mestrando)…

e quer contratar a transcrição das entrevistas que você realizou para a composição da sua tese, é importante informar o tipo de linguagem a ser adotado na transcrição. Por exemplo, se foi uma pesquisa etnográfica, talvez seja necessário que a transcrição seja ipsis verbis, isto é, que se transcreva exatamente aquilo que o interlocutor disse, incluindo os possíveis erros gramaticais, expressões e outras peculiaridades da língua falada. Além disso, a formatação do texto deverá seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de maneira que o documento também possa ser utilizado na tese como apêndice.

Se você é palestrante…

e deseja contratar a transcrição de uma ou mais palestras, diferentemente do exemplo acima você desejará que seja eliminado tudo que só faça sentido à linguagem falada. Além disso, não vai querer que sejam transcritas as brincadeiras que não fizeram parte do conteúdo da palestra. O transcritor experiente então saberá que a palestra deverá ser formatada apropriadamente. Não só isso, ele também saberá que o texto deverá receber paragrafação e adaptações da linguagem falada à escrita.

Se você é advogado…

e vai contratar a transcrição de uma audiência (degravação), o correto seria que o degravador já soubesse tudo acerca deste documento. Entretanto, para não ter retrabalhos, é recomendável se certificar disso; deixe claro que a fala de cada parte deve ser transcrita fiel e integralmente, em um único parágrafo e com a identificação adequada. Nem todo transcritor tem consciência de que um detalhe pode significar uma informação fundamental para os juízes na hora de julgar uma questão.

Se você é psicólogo…

talvez seja necessário que a transcrição também deva ser ipsis verbis, para posterior avaliação mais detalhada do seu paciente. Neste caso não deixe de informar ao transcritor sobre o objetivo da sua transcrição. Certa vez, uma psicóloga nos solicitou um tipo de transcrição que precisava do registro inclusive do pigarrear do seu paciente durante a sessão. Cada palavra era muito importante, mesmo as palavras não concluídas. Segundo ela, o objetivo da transcrição era fazer uma análise quantitativa do comportamento do seu paciente.

Poderíamos citar outros exemplos, mas entendemos que estas informações já são suficientes para você tome os devidos cuidados ao contratar uma transcrição de áudios. Cuide desses simples detalhes para que não tenha retrabalhos e alcance todos os benefícios que uma transcrição bem feita pode oferecer.

Aqui no Mundo Escrito temos uma equipe que faz transcrições e degravações diariamente. Aliás, este serviço é o mais solicitado entre os outros que oferecemos. Por esta razão, além de transcrevermos e degravarmos com qualidade, a devolutiva diária é de até 5 horas. Isso mesmo! Entregamos até 5 horas de áudios transcritos por dia útil. Quer mais? Temos! Você pode dividir o pagamento em até 3 vezes sem acréscimo!

Estamos aguardando o seu contato. Ligue para 62 3584-8289.

Se preferir, contate-nos pelo WhatsApp (62) 98505-8357.

Nosso e-mail é equipe@mundoescrito.com.br.

 

Receber atualizações do nosso Blog?

Deixe seu e-mail abaixo:

 

Torne isto mais acessível.