Perguntamos “o que é escrever bem para você?” a 11 escritores profissionais, com livros publicados e inclusive com premiações em concursos de literatura. Neste post (que acompanha o vídeo), cada um compartilhou um pouco de seu conhecimento sobre a arte de escrever bem.

Este é o primeiro post de 3. Cada um acompanhará um vídeo com os escritores respondendo a uma pergunta. Vamos lá? Assista ao primeiro vídeo logo aí, abaixo. Se desejar, poderá ler também a transcrição de todas as falas. Essas falas devem ser guardadas!

 

BIA MACHADO

Bia Machado - o que é escrever bem?

Para mim, escrever bem é fazer com que o leitor se envolva de alguma forma com o que a gente escreveu, seja escrita ficcional ou não ficcional; que ele não fique pensando que aquilo foi escrito por alguém, mas que ele viva aquilo. Mas isso é um pouco subjetivo, porque tem leitores que vão ser influenciados e vão se envolver com o que eu escrevi; já outros não.

 

CÉSAR COSTA

Cesar Costa

Para mim, escrever bem é sempre uma grande polêmica. No meu entendimento, escrever bem é você fazer com que o leitor sinta aquilo que você escreveu e se transporte para dentro da sua história. Mas escrever bem vai além de contar uma boa história; você tem que dominar as ferramentas da escrita. Eu sempre digo que a ferramenta principal do escritor não é o computador, não é um caderno, mas é o idioma. Então, escrever bem significa também você dominar bem o idioma e saber escrever da forma correta.

 

FABIO SHIVA

Fabio Shiva

Como dizia o grande filósofo Platão, “quem concebe bem, escreve bem”. Nessa perspectiva, eu acredito que escrever bem é você dizer a verdade de uma forma bela. Se a gente considerar o exemplo do maior escritor de todos os tempos, Shakespeare foi justamente alguém que tinha algo muito importante a dizer a respeito da alma humana, das motivações do homem, e que soube dizer isso de uma forma extremamente bela. Isso é escrever bem.

 

LU EVANS

Lu Evans

Escrever bem, para mim, é quando eu leio um texto e consigo entender a mensagem do autor. Como eu sou uma pessoa muito prática, muito direta e muito objetiva, eu também gosto desse tipo de texto para ler. Claro, cada leitor tem a sua preferência. Alguns gostam de um texto mais rebuscado. Isso tudo só prova que a Literatura é uma coisa muito subjetiva. Ainda bem!

 

LUIS DILL

Luis Dill

Escrever bem, para mim, é, na verdade, reescrever uma, duas, dez, vinte vezes. Escrever bem passa necessariamente por um trabalho muito grande.

 

LUISA GEISLER

Luisa Geisler

Existe um poema de Manoel de Barros a respeito das “coisas desimportantes” [veja abaixo um trecho do poema]. Nesse poema ele fala, por exemplo, que preza o voo dos insetos mais que o voo dos aviões. E eu gosto muito de aviões. Mas eu acho que é fácil a gente ver a magnitude de um avião. E boa literatura, para mim, é a literatura que consegue te apontar exatamente isso; é te mostrar “já pensou no voo de um inseto?”. Então, para mim, isso é boa literatura; é a literatura que acha o específico, que vai um pouco fora do óbvio.

“Dou respeito às coisas desimportantes

e aos seres desimportantes.

Prezo insetos mais que aviões.

Prezo a velocidade

das tartarugas mais que a dos mísseis.

Tenho em mim esse atraso de nascença.

Eu fui aparelhado

para gostar de passarinhos.

Tenho abundância de ser feliz por isso.

Meu quintal é maior do que o mundo.”

– Manoel de Barros. BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011.

 

MAUREM KAYNA

Maurem Kayna

Escrever bem é cativar o leitor – qualquer que seja o leitor-alvo. Não acho que exista uma forma de escrever bem; não acho que escrever bem seja só a correção gramatical. Eu acho que escrever bem é fisgar a atenção; e ter atenção para captar as coisas que importam nas cenas que a gente quer comunicar ao leitor eu acho que é fundamental. E eu me sinto seduzida por um “texto que me faz esquecer que é texto”, quando as palavras são tão bem amarradas, tão bem escolhidas que elas somem e eu vejo a cena, o fato, o objeto, a emoção ou o pensamento. Isso para mim é escrever bem.

 

MOGG MESTER

Mogg Mester

Escrever bem, para mim, é ser mais do que meramente técnico. A técnica precisa ser conhecida, mas o autor precisa colocar as suas vísceras, a sua alma; precisa colocar a sua emoção naquele texto – e não estar defendendo argumentos, não estar defendendo ideias que ele, de fato, não acredita. Então, escrever bem é, antes de tudo, ser honesto com o leitor.

 

PEDROOM LANNE

Pedroom Lanne

Para mim, significa tudo. É a minha profissão, é o que eu gosto de fazer, é a maneira que eu tenho para expressar meus sentimentos, minha visão de mundo, as minhas esperanças em um futuro melhor; eu que escrevo bastante ficção científica e que falo muito sobre o futuro, para mim, essa é uma maneira de deixar uma mensagem de esperança para a construção de um mundo melhor.

 

RICARDO LABUTO GONDIM

Ricardo Labuto Gondim

Um dos maestros mais importantes do século XX foi Herbert Von Karajan. O Karajan pegava uma peça simples, como, por exemplo, “O Danúbio Azul”, e regia aquilo como se fosse uma Sinfonia de Mahler. Eu acho que isso é escrever bem. É você não subestimar nada e tratar cada linha do texto como se fosse a mais importante do livro.

 

WLANGE KEINDÉ

Wlange Keindé - o que é escrever bem?

Para mim, escrever bem é você escrever com consciência de que o caminho que você está seguindo vai alcançar o efeito que você quer. Quando você cria um texto, esse texto vai ter um efeito em quem lê, seja criando sensações, seja passando informações; e, se você sabe o que fazer para criar esse efeito, ou seja, “vou usar a palavra ‘x’ aqui e essa construção de tal modo para criar esse efeito que eu quero”, se você tem noção do que está fazendo para criar o efeito que você quer, então, você sabe escrever bem. Na minha visão é isso.

Estas foram as respostas à nossa primeira pergunta. E você, o que pensa a respeito de “O que é escrever bem”? Expresse nos comentários a sua opinião!

Para ser avisado quando postarmos os próximos 2 vídeos com os escritores respondendo às outras 2 perguntas, cadastre o seu email no formulário aí abaixo. Até o próximo post!!!

 

Receber atualizações do nosso Blog?

Deixe seu e-mail abaixo:

 

 

Torne isto mais acessível.