Qual o papel da Literatura no mundo de hoje? Este post fecha uma série de três perguntas dirigidas a mais de 10 escritores profissionais. Nas duas postagens anteriores, respectivamente, perguntamos “O que é escrever bem para você?” e “Ideologia x Literatura, como lidar com isso?”. Veja, no vídeo abaixo, as respostas dos escritores entrevistados, em suas próprias palavras:

 

 

Abaixo segue a transcrição de todas as respostas dadas no vídeo acima. Vale anotar!

 

RICARDO LABUTO GONDIN

Ricardo Labuto Gondim

O papel da literatura hoje é o papel que ela sempre teve, de ser um espelho das possibilidades humanas: “olha a bondade que é possível”; “olha a crueldade que é possível”. Você olha para Brasília, hoje, e vê a mediocridade que foi estabelecida pelo voto, e aí você percebe que o livro é mais importante que nunca, que a Literatura é indispensável.

 

PEDROOM LANNE

Pedroom Lanne

O papel da literatura de hoje é basicamente o mesmo que ela sempre foi: é preservar em palavras o pensamento de determinadas gerações. Ela demonstra o que a gente imagina do nosso mundo, das nossas expectativas de futuro, de como enxergamos o passado, de maneira que possa projetar, imaginar um futuro cada vez mais evolutivo.

 

MOGG MESTER

Mogg Mester

Para mim, o papel mais importante que a literatura tem hoje é exatamente a transdução de tudo aquilo que o autor capta e que mobiliza ele de alguma forma; ele observa no mundo para o leitor. E ele vai usar exatamente os seus textos, as suas histórias, para fazer essa transdução e comunicar tudo aquilo que, para ele, de fato é importante. Então, o maior papel da literatura é a comunicação.

 

MAUREN KAYNA

Maurem Kayna

A literatura hoje, ou sempre, mas talvez hoje mais do que nunca é uma possibilidade de refúgio, uma possibilidade de abrigo, é uma possibilidade de ampliar a nossa compreensão da natureza humana e, com isso, nos tornar mais preparados para enfrentar as hostilidades que essa mesma natureza humana oferece. Mas a literatura é, mais que tudo, um abraço, uma forma de suportar o mundo, mesmo quando ela não é só idílio, mesmo quando ela não é só fruição e deleite, a literatura nos ajuda a nos sustentar em pé em meio desses turbilhões todos que nos rodeiam.

 

LUISA GEISLER

Luisa Geisler

O papel da literatura hoje é o mesmo papel que a literatura sempre teve que é o de ser literatura. Por mais que livros e narrativas nos ajudem a ser seres humanos mais empáticos, mais conscientes e, especialmente, que a literatura nos ajude a pensar a realidade, a literatura não tem a obrigação de ter um papel. Todas essas coisas boas que a literatura causa são consequências, não uma resposta. Então, o papel da literatura é ser literatura.

 

LUIS DILL

Luis Dill

Eu acho que a literatura não precisa, necessariamente, ter um papel. Mas, se eu tivesse que apontar um papel para a literatura, eu acho que seria ajudar a formar leitores.

 

LU EVANS

Lu Evans

Eu acho que a literatura tem vários papéis: o papel de entreter, de dar informação, de fazer a gente refletir sobre a condição humana, representar uma causa social, uma posição política. Nós vivemos num mundo extremamente alienado e conformista. E eu acho que a literatura pode ser um fator-chave para mudar a cabeça das pessoas; para fazer com que elas comecem a assimilar informação de uma forma mais crítica.

 

FABIO SHIVA

Fabio Shiva

Considerando que vivemos em um mundo em plena transição planetária, repleto de conflitos, ódio à flor da pele, intolerância, onde tudo que é sólido desmancha no ar; onde as pessoas estão com baixíssimo poder de escuta, com pouquíssima capacidade de interpretação de texto, penso que a literatura deve ser simples, direta e positiva. Falar sobre a esperança que o futuro traz. A literatura deve trazer confiança no amanhã.

 

CÉSAR COSTA

Cesar Costa

No meu entendimento, a literatura desempenha hoje o mesmo papel que ela desempenhou ao longo de toda a história humana: enriquecer a vida das pessoas – seja através de um novo conhecimento, seja através de um novo mundo, de uma nova experiência, seja através de ela se desligar da realidade dela; acredito que o papel da literatura é nos fazer transcender essa vida, o nosso dia a dia e encontrar algo mais, um algo diferente.

 

BIA MACHADO

Bia Machado

Eu penso que o grande papel da literatura hoje é resistir, mais do que em outros tempos, de uma forma que esse mundo, do jeito que está, não engula a vontade que as pessoas têm de ler, de buscar nos livros, de viver outras experiências.

___***___

 

Essas foram as respostas dos 10 escritores entrevistados. E você? O que pensa a respeito? Expresse nos comentários a sua opinião.

Esperamos que você tenha gostado das perguntas. Se ainda não assistiu aos outros vídeos, por favor, assista ao primeiro vídeo e, depois, ao segundo.

 

Torne isto mais acessível.