Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Eis que hoje trouxemos uma respectiva 2019 da Mundo Escrito. Chegamos ao fim do ano e também ao fim da década! Em épocas tão especiais como esta, naturalmente somos levados a refletir sobre a nossa trajetória, realizações e planos para o futuro. Pensando nisso, a Mundo Escrito preparou este post de comemoração para relembrarmos juntos os pontos mais importantes de 2019.

Ao longo do ano, a nossa equipe realizou entrevistas com profissionais de destaque em suas áreas, publicou informações, dicas de escrita e diversas reflexões sobre a nossa língua portuguesa.

Se você chegou agora, aproveite a oportunidade para conhecer o nosso trabalho. Se você já nos acompanha, venha relembrar os melhores conteúdos de 2019!

 

Retrospectiva de grandes entrevistas de 2019

 

No ano de 2018, tivemos o privilégio de entrevistar os linguistas Marcos Bagno e Carlos Alberto Faraco. Em 2019, as honras da vez foram as entrevistas com os professores Ozanir Roberti e Ataliba Teixeira de Castilho.  Nos diálogos, o nosso objetivo foi reunir os principais questionamentos de estudantes de Letras, revisores e interessados na língua portuguesa, para serem respondidos pelos mestres.

Diante desse time de entrevistados, certamente, as nossas expectativas continuam altas para o próximo ano!

 

Confira as entrevistas completas em:

 https://mundoescrito.com.br/marcos-bagno-entrevista/

https://mundoescrito.com.br/entrevista-carlos-alberto-faraco/

https://mundoescrito.com.br/entrevista-ozanir-roberti/

https://mundoescrito.com.br/ataliba-de-castilho-entrevista/

 

Retrospectiva Mundo Escrito

Além disso, fizemos um bate-papo especial com os dois vencedores do Prêmio SESC de Literatura 2019: João Gabriel Paulsen, o jovem de 19 anos que foi vencedor na modalidade de contos, e Felipe Holloway, professor de Língua portuguesa, formado pela UFMT e vencedor da categoria romance.

Também realizamos entrevistas com escritores das mais variadas temáticas, como: a autora do livro A menina que abraça o vento — a história de uma refugiada congolesa, Fernanda Paraguassu, que nos presenteou com boas dicas e reflexões sobre literatura infantil; e o escritor Raphael Montes, um dos autores contemporâneos mais lidos no Brasil, que compartilha conosco a sua trajetória, refletindo sobre questões que vão desde a comercialização de escritos nos tempos atuais até a importância dos clássicos para a literatura contemporânea.

Como se não bastasse, a Mundo Escrito ainda reuniu um grande de time de escritores para uma série de vídeos em que eles refletem sobre as seguintes questões: O que é escrever bem? É possível separar ideologia e literatura? Qual é o papel da literatura no mundo de hoje?

 

Você pode relembrar todos esses conteúdos nos links abaixo:

https://mundoescrito.com.br/escrever-bem-escritores-respondendo/

https://mundoescrito.com.br/ideologia-versus-literatura-escritores-respondendo/

https://mundoescrito.com.br/papel-da-literatura-hoje-escritores-respondendo/

 

Dicas de escrita

 

A nossa primeira dica de escrita de 2019 foi um post sobre a diferença entre coerência e coesão, recheado com uma ótima analogia para você nunca mais confundir tais aspectos. Prosseguimos falando sobre como se destacar escrevendo em um país de poucos leitores — assunto interessantíssimo e imperdível para quem sonha trilhar a carreira no mundo literário.

Falamos também sobre a influência da leitura na arte de escrever pontuando alguns dos benefícios mais importantes que a leitura concede para aprimorar a escrita, como vocabulário, ortografia, coesão, coerência, estilo de escrita e criatividade. Além disso, mostramos 5 maneiras objetivas de conquistar a atenção do leitor, algo que todo produtor de conteúdo na internet precisa dominar para sobreviver nesse verdadeiro campo de batalha.

2019-2020

Durante o ano, foram dezenas de indicações sobre como é possível aprimorar a habilidade de escrita de maneira prática, entre elas: orientações para uma comunicação mais assertiva por meio da escrita; formas de eliminar repetições excessivas no texto; estratégia de humor para valorizar a escrita.

Especificamente sobre os textos narrativos, fizemos quatro valiosas publicações: a primeira foi sobre como destravar o lado mais criativo do cérebro; a segunda, que vai além das técnicas de escrita, dissertou a respeito do chamado da literatura; a terceira, na qual falamos sobre aprimorar as narrativas com duas técnicas de Aristóteles; e, por fim, uma publicação voltada para a criação de personagens marcantes: a técnica da “visualização” .

É claro que não poderíamos nos esquecer das dicas jornalísticas! Na era da informação rápida, é fundamental saber manipular a qualidade e quantidade da mensagem a ser transmitida, então falamos com detalhes sobre como informar mais, com menos caracteres, entre outras dicas da área jornalística.

 

Nova identidade visual

 

No ano de 2019, atingimos a marca de 100 postagens no blog e, para comemorar esse marco histórico, lançamos a nova identidade visual da Mundo Escrito. Com detalhes em dourado e tipografia cursiva, a nova logo representa com sensibilidade e maestria toda a essência que embasa nosso trabalho. Clique aqui e mergulhe um pouco mais na nossa trajetória.

Enfim, foi realmente um grande ano!

Agradecemos imensamente pela sua companhia.

Nós, da equipe Mundo Escrito, desejamos muito sucesso aos nossos escritores, amigos, clientes e a todos que nos acompanharam nessa jornada.

 

Feliz 2020!!!